A busca por excelência nos negócios aumenta a adesão às certificações ISO que movimentam o mercado e trazem boas estimativas para o futuro.

As normas e certificações fazem parte dos negócios e auxiliam as diferentes indústrias e segmentos a alcançar padrões de excelência nos produtos e serviços. Por esta razão, o mercado de certificações ISO vem crescendo amplamente.

ISO (International Organization for Standardization) é, atualmente, o mais importante órgão de certificação mundial. Sendo uma organização não governamental, composta por membros de diversos países que formam um comitê técnico e compartilham conhecimentos com o objetivo de alinhar técnicas e políticas para normatização de determinados processos.

Uma pesquisa realizada em 2021, pela Adroit Market Research, estima que até 2028 o mercado de certificações poderá crescer cerca de 8,3% CAGR (Compound Annual Growth Rate – Taxa de Crescimento Anual Composta), representando cerca de 34,5 bilhões de dólares.

Anualmente, também é publicado pela ISO, a ISO Survey, um relatório sobre o número de certificados válidos acreditados ao órgão e características como: países com maior adesão, quais as normas mais aderidas, entre outros. Diante disso, é possível analisar os dados e fazer as devidas comparações com anos anteriores.

Assista ao webinar sobre os dados da ISO Survey 2021

Mas, qual a necessidade de um órgão para normatização de processos e quais seus benefícios?

As normas foram criadas para padronizar os processos e fomentar, de forma segura e confiável, soluções para as mais diversas transformações globais.

É preciso ter em mente que a normatização de processos é pautada em uma grande base de conhecimento e passa pela aprovação de um corpo de membros especialistas, procurando trazer maior clareza e melhorias para o processo.

Com isso, busca-se aumentar a credibilidade da empresa certificada, diminuir os custos do negócio, aumentar a eficiência dos processos, minimizar os impactos ambientais, promover a satisfação do cliente e proporcionar mais oportunidades no mercado, tendo em vista a vantagem competitiva devido à certificação, despertando o interesse de stakeholders.

Confira aqui: 8 razões para sua empresa ter uma certificação ISO

Além dos motivos citados anteriormente, observa-se que o estreitamento das regulamentações governamentais sobre os negócios e a necessidade de atendimento destas medidas, também é um fator para o aumento relativo do mercado de certificações ISO.

Depois de saber porque foram criadas essas normatizações e um pouco dos benefícios oferecidos, você pode estar se perguntando:

Quais as certificações ISO disponíveis no mercado?

Atualmente, são 24713 normas registradas, distribuídas ao redor do mundo e disponíveis de acordo com a necessidade de cada país e que abrangem áreas de tecnologia, gestão e produção.

Dentro de todas as certificações, a seguir você encontra as normas que são mais populares ou que estão em ascensão no mercado:

  • ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade;
  • ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental;
  • ISO/IEC 27001 – Sistema de Gestão e Segurança da Informação;
  • ISO/IEC 27701 – Sistema de Gestão de Privacidade de Dados;
  • ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno;
  • ISO 37301 – Sistema de Gestão de Compliance;
  • ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.
Como conquistar um certificado ISO?

O primeiro passo a ser verificado e que você deve ter em mente é que as certificações são emitidas por empresas especializadas e as quais devem ser acreditadas pelo órgão regulador. Pois, é com esta acreditação que as empresas recebem o atestado de capacidade técnica para prestar o serviço/produto.

Após esta verificação, você submete o seu processo, produto ou serviço aos testes e inspeções de acordo com cada normatização, e, estando este em conformidade, é emitida a certificação específica.

Em síntese, exploramos um pouco a tendência do mercado ISO, quais benefícios são esperados ao adquirir uma certificação, quais são mais adquiridas e como obtê-las.

Então, para falar mais sobre este tema, a SoftExpert em parceria com a QMS Brasil desenvolveu um webinar sobre o panorama atual do mercado de certificações ISO. Você pode assisti-lo clicando no botão abaixo.

Quero assistir ao webinar!
Ana Paula Anton

Autor

Ana Paula Anton

Ana Paula Anton é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Formada em Engenharia Química e pós-graduada em Engenharia de Produção. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade Farmacêutica, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Validação e Qualificação de Processos, Análises de Causa, CAPA, FMEA e Validação de Sistemas Computadorizados.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade