Um orçamento de projeto bom e eficiente pode ser facilmente criado, principalmente, quando você sabe o que ele deve conter.

Criar o orçamento de um projeto é uma das tarefas mais desafiadoras do seu processo de planejamento, principalmente para gestores iniciantes. A boa notícia é que um orçamento de projeto eficiente pode ser facilmente criado quando você sabe o que deve ser incluído. Então, o que deve ser incluído no orçamento?

O orçamento de projeto é o custo total estimado para completar um projeto durante um período estipulado, para obter resultados específicos. É a estimativa detalhada de todos os custos necessários para completar as tarefas do projeto.

Custos diretos

Os custos diretos são aqueles gastos que são diretamente relacionados ao projeto e podem ser identificados, mensurados e controlados com precisão. Em um projeto, os custos diretos referem-se a materiais e mão-de-obra que são aplicadas direta e exclusivamente na execução do projeto em questão.

Um exemplo de custo direto é a contratação de mão-de-obra terceirizada específica para a execução de uma atividade de um projeto.

Custos indiretos

Custos indiretos são aqueles custos que ajudam a empresa realizar suas atividades diárias, mas não podem ser facilmente rastreadas. Sendo assim, esses custos não podem ser atrelados a um projeto ou serviço específico.

Exemplos de custos indireto incluem:

  • Aluguel
  • Água, luz, telefone, internet
  • Serviço de segurança e limpeza patrimonial
  • Manutenção de máquinas

Custos fixos e variáveis

Custos fixos são aqueles que não alteram o valor, independentemente da duração do projeto. Vamos imaginar que sua empresa está fazendo um projeto em uma via pública e gostaria de fazer uma campanha publicitária divulgando os benefícios da obra.

O seu gasto com essa campanha publicitária é um custo fixo, já que ele não vai alterar se houver atraso na entrega da obra.

Já os custos variáveis oscilam conforme as unidades utilizadas durante o projeto. Usando o mesmo exemplo da obra em uma via pública, se a sua empresa precisou alugar uma máquina para executar parte da obra, e houver um atraso, a despesa com o aluguel dessa máquina irá aumentar.

Da mesma forma, se a obra acabar antes do prazo previsto, a despesa com o aluguel da máquina irá diminuir.

Mão-de-obra e materiais

custo de mão-de-obra é a soma de todos salários pagos aos funcionários envolvidos no projeto, além de benefícios e impostos pagos pelo empregador. Esses custos, também podem ser divididos e classificados como custo direto e indireto.

Já os custos de materiais se referem a todo valor investido em matéria prima para a execução do projeto. Em um projeto de construção de um prédio, isso pode incluir: cimento, tijolos, materiais hidráulicos, materiais elétricos, etc.

O custo de materiais somado ao custo de mão-de-obra lhe ajudará a determinar o custo total de execução do projeto.

Custos de viagens

Se você estiver planejando um projeto que exige algum tipo de viagem, isso também deve ser incluído em seu planejamento orçamentário. Esses gastos são aqueles associados com a viagem em qual o objetivo está diretamente vinculado a atividades diretas do projeto.

Exemplos de custos de viagens incluem: viagens aéreas e transportes locais, locação de veículos, hospedagem e alimentação (durante a viagem). Mas fique atento! Gastos extravagantes, luxuosos e de uso pessoal não devem ser incluídos.

Nesse caso, é sempre bom impor um limite diário que pode ser gasto.

Saiba mais:

Que tal aprofundar seu conhecimento sobre Gestão de Projetos?

Conheça nosso repositório de conteúdo, com diversos vídeos, eBooksWebinars White Papers de diversos temas sobre gestão.

Quero aprender mais!

Gus Oliveira

Autor

Gus Oliveira

Gustavo Oliveira é graduado em Administração de Empresas e em Economia pela Universidade de Massachusetts - Dartmouth (EUA). Gustavo possui experiência na indústria de software para excelência empresarial e também na área financeira e de desenvolvimento de negócios, atuando em grandes empresas nos Estados Unidos e no Brasil como analista financeiro, consultor de estratégia de negócios e consultor sênior de projetos.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade