mão de obra qualificada

Sua empresa está sofrendo com a escassez de mão de obra? Veja neste artigo algumas dicas para enfrentar esta situação.

Seja para reposição ou para aumento de quadro de pessoal, as empresas em geral estão tendo dificuldades para contratar pessoas para as vagas. De fato, está sendo observada uma escassez de mão de obra qualificada, ou de talentos, como muitos preferem se referir. Mas essa falta de pessoas preparadas é real ou há algum ouro escondido?

Dúvida sobre escassez de mão de obra

Enfrentando a escassez de mão de obra

Ao definir as habilidades necessárias para ocupar uma vaga, é importante fundamentá-las nas atividades que serão desempenhadas. Deixar de fora algumas delas para aumentar as chances de encontrar candidatos acaba provocando sobrecarga nos recrutadores e fazendo com que pessoas adequadas passem despercebidas.

Por outro lado, “carregar” nas exigências filtra bons candidatos potenciais. Eles podem ter habilidades e experiência suficientes para exercer a função a ser preenchida mas ficaram de fora. Esta estratégia também acaba por trazer prejuízos à operação por alongar demasiadamente o tempo em que a posição fica aberta.

Portanto, conhecer bem as atividades e a rotina que o profissional desempenhará faz toda a diferença. Ter uma descrição bem construída dos cargos e funções, com os requisitos necessários e desejáveis facilitará o trabalho do RH a fazer uma boa divulgação. Busque o apoio das lideranças para ter sucesso nestas tarefas.

Colaborador contratado

Encontrando o tesouro dentro de casa

Uma hipótese por vezes menosprezada é a de preenchimento da vaga com pessoal interno. Em um primeiro momento esta ideia pode soar contraproducente, uma vez que resolverá um problema, mas pode estar criando outro na área ou função que está cedendo o profissional. Porém é possível que a posição aberta pela realocação seja facilmente preenchida por uma seleção externa do que a demanda original.

Para ter sucesso nesta estratégia é fundamental ter o apoio de um software que forneça o mapeamento das competências organizacionais. Ele o ajudará a localizar profissionais compatíveis com as vagas e o grau de impacto que a realocação pode causar.

Antecipando necessidades e soluções

Melhor do que ficar torcendo para que a escassez de mão de obra diminua é antever as necessidades. Prepare a sua força de trabalho para atender às demandas estratégicas. Utilizando como ponto de partida os objetivos estratégicos de sua empresa, mapeie as funções fundamentais necessárias para alcança-los. De posse destas informações, faça um inventário de competências de modo a verificar os gaps existentes. A partir deles, invista em ações de treinamento para desenvolver o seu time e deixa-lo apto a suprir as demandas que a evolução da sua empresa vai exigir. Você consegue diminuir a necessidade de abertura de vagas externas e, de quebra, ainda contribui para a diminuição do turnover.

Quer saber mais sobre desenvolvimento do capital humano e outros temas sobre aprimoramento da gestão? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Laurides Dozol

Autor

Laurides Dozol

Especialista em Gestão Empresarial pela FGV. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade