SoftExpert OKR: gerencie objetivos e resultados-chave de forma fácil e integrada com a nova ferramenta da SoftExpert.

Conheça o SoftExpert OKR: A solução definitiva para gestão de objetivos e resultados-chave

Você já ouviu falar em OKR? Essa sigla significa Objective and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave em português. Trata-se de uma metodologia de gestão que foi desenvolvida por Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel, e popularizada pela Google, que a utiliza desde 1999. O OKR é uma forma de definir metas e acompanhar o progresso de forma simples, clara e alinhada com a estratégia da empresa.

O OKR é formado por dois elementos principais: o Objetivo (O) e os Resultados-Chave (KR). O objetivo é uma declaração qualitativa que expressa o que se quer alcançar, de forma inspiradora e desafiadora. Os resultados-chave são indicadores quantitativos que medem o sucesso do objetivo, de forma específica e mensurável.

Por exemplo, um objetivo pode ser “aumentar a satisfação dos clientes” e os resultados-chave podem ser:

  • Aumentar o NPS (Net Promoter Score) de 70% para 85% até o final do trimestre.
  • Reduzir o tempo médio de resposta do suporte de 24 horas para 12 horas até o final do mês.
  • Aumentar a taxa de retenção de clientes de 80% para 90% até o final do ano.

Benefícios do OKR

O OKR é uma metodologia poderosa que traz diversos benefícios para as organizações, tais como:

  • Foco: ao definir objetivos claros e priorizados, a empresa evita desperdiçar tempo e recursos com atividades que não agregam valor ou não estão alinhadas com a estratégia.
  • Transparência: ao tornar os objetivos e resultados-chave visíveis para todos os colaboradores, a empresa promove uma cultura de confiança, colaboração e responsabilidade compartilhada.
  • Agilidade: ao acompanhar os resultados-chave frequentemente, a empresa pode identificar rapidamente os desvios de performance e tomar as ações corretivas necessárias.
  • Inovação: ao estabelecer objetivos desafiadores e ambiciosos, a empresa estimula a criatividade, o aprendizado e a experimentação dos colaboradores.

SoftExpert OKR

Como você pode implementar o OKR na sua empresa? É aí que entra o SoftExpert OKR, o novo componente da SoftExpert que facilita a gestão de objetivos e resultados-chave na sua organização. Com essa ferramenta, você pode:

  • Criar períodos: defina os períodos em que os seus objetivos serão avaliados, como trimestres, semestres ou anos. Os períodos delimitam as datas de início e fim dos seus objetivos e agrupam os seus resultados-chave.
  • Definir objetivos: crie os seus objetivos de forma simples e intuitiva, atribuindo um título, um período, um responsável e uma descrição.
  • Definir resultados-chave: crie os seus resultados-chave para cada objetivo, especificando um título, um responsável, o peso, o tipo do resultado, um valor inicial, um valor final e um critério do valor. Crie também iniciativas vinculando os seus resultados-chave com outros componentes da SoftExpert, como Kanban, Plano de ação e Projeto.
  • Efetuar check-in: acompanhe o andamento dos seus Resultados-Chave periodicamente, atualizando o valor atual e registrando comentários sobre o progresso. Você também pode visualizar o percentual de conclusão dos seus resultados-chave e dos seus objetivos.

O novo componente SoftExpert OKR permite que você gerencie seus objetivos e resultados-chave de forma fácil, rápida e integrada com a plataforma SoftExpert. Com o SoftExpert OKR, você pode transformar a sua estratégia em ação, alinhar os seus colaboradores com os seus propósitos e alcançar resultados extraordinários!

Acesse o Release Notes e saiba mais sobre estas e outras novidade do SoftExpert Suite 2.2.1.

Acesse o Release Notes

Camilla Christino

Autor

Camilla Christino

Camilla Christino é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert, formou-se em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia. Detém sólida experiência na área de qualidade em indústrias de alimentos com foco em acompanhamento e adequações de processos de auditorias interna e externa,documentação do sistema de gestão da qualidade (ISO 9001, FSSC 22000, ISO/IEC 17025), Controle da Qualidade, Assuntos Regulatórios, BPF, APPCC e Food Chemical Codex (FCC). Ela também é certificada como auditora líder na norma ISO 9001:2015.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade