KPI-dashboards

Toda empresa quer ser capaz de cumprir seus objetivos organizacionais com sucesso. Veja como dashboards de desempenho atraentes podem te ajudar.

Para alcançar o desempenho esperado por sua organização, além de selecionar os KPIs apropriados para o seu setor, é preciso descobrir como medi-los e reportá-los de forma adequada e precisa. Esse pode ser um passo difícil, mas é incontestavelmente importante, como veremos a seguir.

Qualquer empresa bem-sucedida quer ser capaz de cumprir seus objetivos organizacionais com sucesso. Nesse sentido, os indicadores-chave de desempenho (do inglês, Key Performance Indicators – KPIs) desempenham um papel importante em quase todas as organizações.

Os KPIs fazem parte de um contexto maior, eles são elementos fundamentais na gestão do desempenho corporativo. Nesse post aqui eu já falei sobre os motivos para investir seu tempo e recursos na gestão do desempenho.

Agora, vou mostrar como criar ótimos painéis (ou dashboards) de KPIs, descrevendo cada passo necessário para que você possa implementá-los em sua própria organização.

Selecione KPIs relevantes

Medir e monitorar o desempenho do negócio é crítico, mas escolher os indicadores de desempenho-chave errados pode ser prejudicial. KPIs pouco estruturados, ou KPIs que são muito difíceis, caros para obter a informação, ou para monitorar regularmente, são alguns exemplos.

Os KPIs certos para sua empresa precisam ser: 

  • Alinhados
  • Alcançáveis
  • Incisivos
  • Precisos
  • Acionáveis
  • Vivos

Quer entender melhor esse adjetivos peculiares? Leia nosso eBook completo sobre o tema.

Descreva os KPIs em detalhes

Depois de selecionar seus principais indicadores de desempenho, é importante que a “ficha técnica” de cada um deles esteja claramente definida. Uma definição completa do indicador evita futuros mal-entendidos sobre suas informações. 

A “ficha técnica” de um indicador precisa conter pelo menos:

  • Objetivo
  • Nome
  • Definição
  • Frequência
  • Fonte/fórmula
  • Responsável.

Essa é uma ficha básica, não se limite a ela.

Defina o tipo do seu dashboard

Antes de colocar os KPIs em seu dashboard, é importante saber que os dashboards variam em relação ao seu nível e finalidade.​

Existem três tipos principais de dashboards de desempenho:

  1. Estratégico
  2. Operacional
  3. Analítico

Embora essas sejam as principais categorias que os dashboards podem assumir, provavelmente haverá casos em que um híbrido de dois tipos pode ser necessário.

Independentemente do tipo de dashboard de KPI que você use, os gestores e a equipe devem ser capazes de obter as respostas às perguntas em tempo real e agir com todos os dados consolidados em um só lugar.

Escolha o tipo de gráfico perfeito

Para cada KPI, você precisa definir como compartilhar as informações que você coletou. Por exemplo, é mais importante ver a meta, o valor atual ou o acumulado do ano até a data, ou um benchmark?

Existem vários tipos de gráficos que ficam ótimos em um dashboard, cada um ideal para um tipo diferente de indicador: gráficos de pizza, tabelas, gauges, gráficos de barras, gráficos de linhas, etc.

Desenhe dashboards atrativos

Usando uma  ferramenta que permita criar um layout com drag-and-drop e widgets configuráveis, qualquer um pode criar um dashboard atrativo. Posicione indicadores relacionados próximos um do outro, criando um fluxo linear que seja fácil de seguir. Use cores para trazer vida ao seu painel de desempenho e adicione benchmarks para facilitar a avaliação dos dados.

Dashboards atraentes

Promova a interação

Um dashboard precisa promover a interação entre a informação e seu leitor. As relações de dependência entre os quadrantes são uma maneira de oferecer ao leitor não apenas informações estáticas, mas também análises flexíveis.

Mantenha seguro, mas não deixe de compartilhar

Diferentes usuários têm acesso a informações diferentes, dependendo do seu papel na empresa, suas responsabilidades, etc. Portanto, as configurações de permissão são importantes para garantir a segurança da informação. E, ao invés de enviar um arquivo estático do Excel, você deve poder compartilhar seu dashboard com qualquer pessoa que precise da mesma informação.

Revise, ajuste e repita

À medida que os ambientes de negócios mudam ao longo do tempo, as organizações precisam se adaptar e se ajustar – e com os dashboards de KPI não é diferente. Trata-se de um ciclo contínuo de revisão, ajuste e repetição.Revisões regulares são uma ótima maneira de evitar que seus dashboards fiquem pra trás.

Quer ler um pouco mais sobre cada um destes itens? Leia o eBook completo que criamos sobre este tema. Dashboards são uma ferramenta incrível para aprimorar a gestão na sua empresa, não deixe de usá-los!

Leia o eBook agora!

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade