Confira a atualização da FISPQ para FDS, conceitos e a importância deste documento para o manuseio de produtos químicos.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre a  Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ, não é mesmo?!

Este documento técnico fornece informações detalhadas sobre produtos químicos e contém dados importantes sobre a identidade do produto a qual se refere, como por exemplo, as propriedades físicas e químicas, medidas de segurança, precauções de uso, impactos ambientais e muito mais.

Entretanto, recentemente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, revisou a correspondente normativa e a FISPQ passará a se chamar FDS, Ficha com Dados de Segurança.

Então, a partir de agora, vamos entender a importância desse documento e os principais conceitos.

Importância das FDS

A Ficha com Dados de Segurança desempenha um papel crucial na proteção da saúde e segurança dos trabalhadores, bem como na preservação do meio ambiente.

A FDS é uma fonte de informação indispensável para auxiliar na manipulação segura e adequada de substâncias químicas e deve acompanhar o produto em toda a sua cadeia de utilização.

Ao disponibilizar informações detalhadas sobre os perigos associados a um produto químico, a FDS permite que os usuários identifiquem os riscos e tomem as precauções necessárias para minimizá-los.

Leia também: 10 passos simples para evitar acidentes de trabalho

Uniformização e conformidade regulatória

Além disso, a ficha também tem o grande papel de colaborar com a homogeneidade das informações e na conformidade com as normas e regulamentações governamentais. É comum em alguns países, a legislação exigir que as empresas disponibilizem a FDS para todos os produtos químicos utilizados, armazenados ou transportados em seus estabelecimentos. O não cumprimento dessas normas pode resultar em penalidades legais, multas e até mesmo na suspensão das operações comerciais.

Sistema GHS e sua importância

Como falamos anteriormente, um dos papéis importantes da ficha com dados de segurança, é a uniformização de informações entre as partes envolvidas ao longo da cadeia do produto químico.

Com isso, surge o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS, Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals).

O GHS é um sistema internacional para a para a harmonização das informações de perigo dos produtos químicos, onde países e organizações, como Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Nações Unidas, participam em conjunto a fim de desenvolver uma linguagem única e padronizada globalmente, que pode ser entendida por todas as partes com colaboração e conhecimento das normas.

Dessa cooperação entre nações e organizações, originou-se o Purple Book (livro roxo, em sua tradução literal), que é base para as normativas mundiais relacionadas a classificação, rotulagem e comunicação dos perigos dos produtos químicos.

Agora que entendemos sobre a importância e o objetivo da FDS, vamos entender abaixo um pouco sobre a sua estrutura.

Quem é responsável pela elaboração da FDS de um produto?

A Ficha com Dados de Segurança é elaborada pelo fabricante, importador ou distribuidor e deve ser disponibilizada a todos durante o ciclo de uso do produto químico.

Quais as principais informações contidas nesse documento?

A ficha é dividida em seções padronizadas, a fim de facilitar a localização e compreensão das informações.

Entre as seções mais comuns, destacam-se:
  1. Identificação do Produto: Informações básicas sobre a substância química, com, nome, fórmula química, número de registro (CAS), fornecedor, etc;
  2. Identificação dos Perigos: Descrição dos perigos físicos, químicos e à saúde associados ao produto;
  3. Composição e Informações sobre os Ingredientes: Lista dos ingredientes presentes no produto e suas concentrações;
  4. Medidas de Primeiros Socorros: Instruções sobre os procedimentos adequados em caso de acidentes ou exposição ao produto;
  5. Medidas de Combate a Incêndios: Informações precauções a serem tomadas em caso de incêndio;
  6. Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento: Recomendações para conter e limpar derramamentos, bem como procedimentos seguros de descarte;
  7. Manuseio e Armazenamento: Orientações sobre o manuseio, armazenamento e transporte adequados do produto;
  8. Controle de Exposição e Proteção Individual: Medidas para controlar a exposição ocupacional ao produto e recomendações de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados durante o uso do produto.

Atualização da normativa brasileira, a ABNT 14725

Como mencionamos lá no início da nossa conversa, recentemente a normativa que rege as fichas de segurança de produtos químicos – que é preconizada pela a ABNT – a NBR 14725, passou por uma revisão onde, entre as principais mudanças, está a alteração da denominação do documento.

Visando maior alinhamento com a 7ª versão do Purple Book do GHS, confira abaixo, resumidamente, algumas das principais alterações na nova revisão.

Conclusão

As FDS’s são documentos essenciais para garantir a segurança no manuseio e uso de produtos químicos. Fornecendo informações precisas sobre os riscos associados a cada substância.

É crucial que empresas, trabalhadores e usuários em geral se familiarizem com o seu formato e estejam cientes da sua importância, bem como, saibam como acessá-las e interpretar corretamente essas informações.

Confira: 5 estratégias efetivas para guarda de documento

Lembre-se sempre de consultar a FDS antes de utilizar um produto químico e siga todas as orientações de segurança recomendadas.

A prevenção é fundamental para atividade que envolvam produtos químicos. Priorize a segurança e mantenha-se informado(a) para proteger a si mesmo(a) e aos outros.

Quer saber como otimizar o gerenciamento das Fichas com Dados de Segurança dos produtos químicos de sua empresa?
A SoftExpert possui soluções que facilitam a completa gestão e consulta de documentos e pode auxiliar no seu negócio.

Conheça o SoftExpert Documento!

Ana Paula Anton

Autor

Ana Paula Anton

Ana Paula Anton é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Formada em Engenharia Química e pós-graduada em Engenharia de Produção. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade Farmacêutica, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Validação e Qualificação de Processos, Análises de Causa, CAPA, FMEA e Validação de Sistemas Computadorizados.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade