Saiba como o gerenciamento de equipes pode melhorar a produtividade e a eficiência dos times por meio de uma experiência colaborativa.

À medida que os modelos de local de trabalho evoluem, também evoluem os termos e práticas que as empresas usam. Nos últimos anos, o trabalho híbrido – no qual os funcionários trabalham em casa e no escritório – disparou. Os dispositivos móveis estão mais integrados e a necessidade de reuniões longas está sendo avaliada mais de perto

As organizações estão começando a entender que uma equipe de sucesso não é apenas o resultado de compartilhar um espaço físico ou de indivíduos trabalhando isoladamente de forma eficiente. Para proteger e reter os melhores talentos, a implementação de práticas ágeis está se tornando rotina em todas as áreas.

Com a crescente demanda por flexibilidade, transparência e engajamento entre os funcionários, o gerenciamento de trabalho colaborativo se tornou uma prática ágil essencial para o sucesso das organizações. Se você está procurando maneiras de melhorar a produtividade e a eficiência da sua equipe, continue lendo!

O que é gestão colaborativa do trabalho?

A gestão colaborativa do trabalho, também conhecido como Collaborative Work Management (CWM), é a prática de gerenciar uma equipe de maneira a promover a colaboração, a comunicação e o trabalho em colaboração. É uma abordagem que enfatiza a importância de trabalhar em conjunto – mesmo que os membros da equipe estejam em locais separados usando dispositivos diferentes – para um objetivo comum, em vez de trabalhar em silos ou abordagens individualistas.

O gerenciamento de trabalho colaborativo envolve a criação de um ambiente em que todos da equipe possam compartilhar ideias, recursos e feedback e trabalhar juntos para atingir um bom desempenho coletivo dentro de uma empresa. No entanto, sendo um conceito da era digital, não se manifestou através de materiais como papel e canetas; O CWM surgiu por meio do domínio de plataforma de softwares.

Características do gerenciamento de trabalho

O gerenciamento eficaz do trabalho colaborativo requer uma compreensão clara da dinâmica da equipe, pontos fortes e fracos individuais e a capacidade de criar uma cultura de confiança e respeito. Essa abordagem também requer o uso de ferramentas e tecnologias que permitem que todos se comuniquem e colaborem de forma eficaz, independentemente de sua localização ou fuso horário. A seguir, listo algumas das principais características do gerenciamento de trabalho colaborativo:

  1. Comunicação aberta e transparente:

A comunicação é a chave para uma gestão colaborativa de trabalho bem-sucedida. A equipe deve se comunicar regularmente para compartilhar ideias, atualizar sobre o progresso das atividades e resolver problemas em conjunto. A comunicação deve ser aberta e transparente para que todos tenham acesso às informações necessárias para realizar suas tarefas de forma eficiente.

  1. Colaboração e trabalho em equipe:

A colaboração, como o nome já próprio diz, é o coração da gestão colaborativa de trabalho. Todos do time devem trabalhar juntos em projetos comuns, compartilhando responsabilidades e tarefas. Isso requer uma abordagem de equipe e um forte senso de comprometimento com os objetivos.

  1. Compartilhamento de recursos:

Os membros do time devem ser incentivados a compartilhar recursos relevantes, como informações, arquivos e documentos. O compartilhamento de recursos ajuda a garantir que todos tenham acesso aos dados e ferramentas necessárias para realizar suas tarefas de forma eficiente.

  1. Tecnologia colaborativa:

A tecnologia é uma parte muito importante dentro do CWM. Existem muitas ferramentas e plataformas que podem ser utilizadas para facilitar a comunicação, colaboração e compartilhamento de recursos. Isso inclui aplicativos de mensagens instantâneas, plataformas de videoconferência, sistemas de gerenciamento de projetos e outras tecnologias que ajudam a conectar pessoas, dados e processos.

  1. Flexibilidade e adaptabilidade:

A gestão colaborativa de trabalho requer flexibilidade e adaptabilidade. Todos do time devem estar dispostos a se adaptar a novas situações e responder rapidamente a mudanças nos requisitos do projeto. Isso requer uma abordagem aberta e colaborativa, onde os membros da equipe têm voz e influência sobre as decisões.

Benefícios da gestão de equipes colaborativa

Com tantas características construtivas disponíveis, já é de se imaginar a infinidade de benefícios que CWM pode trazer. Em primeiro lugar, incentiva o trabalho em equipe e a comunicação, cruciais para o sucesso de qualquer organização. Quando as pessoas trabalham juntas, elas podem compartilhar ideias, debater e resolver problemas com mais eficiência. Isso, por sua vez, leva ao aumento da produtividade e a melhores resultados.

Em segundo lugar, essa gestão promove a responsabilidade e a transparência. Quando os colaboradores trabalham de forma colaborativa, é mais provável que eles assumam suas tarefas e responsabilidades. Isso significa que é mais provável que eles concluam seu trabalho no prazo e com um alto padrão.

Em terceiro lugar, a gestão do trabalho colaborativo pode melhorar o envolvimento dos funcionários e a satisfação no trabalho. Os resultados de um estudo de Stanford mostraram que sentir que você faz parte de uma equipe de pessoas trabalhando em uma tarefa, torna as pessoas mais motivadas ao enfrentar desafios.

Portanto, quando os colaboradores sentem que fazem parte de um esforço compartilhado, é mais provável que se sintam valorizados e engajados em seu trabalho. Isso, por sua vez, pode levar ao aumento da satisfação no trabalho e à redução da rotatividade de funcionários.

E como último e possivelmente um dos maiores benefícios, o CWM aumenta a produtividade da equipe. Com uma gestão mais eficiente, as equipes podem trabalhar de forma mais produtiva, otimizando o tempo e cumprindo os prazos estabelecidos.

Solução de Collaborative Work Management

O Gartner, empresa líder mundial em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, define que uma solução de Collaborative Work Management deve oferecer hubs* de equipe orientados a tarefas que capacitam os usuários de negócios a planejar, executar e gerenciar seu trabalho. Uma solução CWM deve ajudar os usuários a planejar e executar suas atividades e usar a computação para sincronizar o progresso em todos os seus dispositivos. O software deve combinar gerenciamento de tarefas, gerenciamento de projetos, fluxos de trabalho e automação com comunicações, relatórios, análises e painéis de funcionários. Portanto, as ferramentas CWM são uma progressão natural das soluções de gerenciamento de trabalho (Work Managament) e reuniões virtuais.

Nos últimos anos, a implantação de CWM só vem aumentando nas empresas. De acordo com o Gartner, o nível de interesse no gerenciamento de trabalho colaborativo tem crescido, principalmente, em paralelo com o aumento notável e consistente do trabalho híbrido.

O software de gerenciamento de trabalho colaborativo foi projetado para ajudar as equipes a trabalharem juntas com mais eficiência. Ele fornece uma plataforma centralizada onde os membros da equipe podem colaborar em tarefas, compartilhar arquivos e se comunicar uns com os outros. Esse tipo de software pode ser especialmente útil para equipes remotas que precisam trabalhar juntas em locais diferentes.

Um dos principais benefícios do uso de software de gerenciamento de trabalho colaborativo é que ele ajuda a simplificar a comunicação. Em vez de depender de e-mail ou outros métodos de comunicação, todo o time pode usar a ferramenta para se comunicar em tempo real. Isso pode ajudar a reduzir mal-entendidos e garantir que todos estejam na mesma página.

Com a solução, fica fácil saber quem é responsável por cada tarefa. Isso pode ajudar a garantir que todos assumam a responsabilidade por seu trabalho e que os prazos sejam cumpridos.

Por fim, o uso de um software CWM ajuda a garantir uma melhoria na produtividade. Ao fornecer uma plataforma centralizada para todas as tarefas e projetos, os membros da equipe podem ver facilmente o que e quando precisa ser feito. Isso pode resultar em um trabalho em conjunto a fim de atingir os mesmos objetivos e eliminar esforços duplicados.

Já pensou em ter um solução colaborativa para melhorar a gestão do seu time?

Agora que você já sabe como uma solução Collaborative Work Management pode ajudar na agilidade, no crescimento e no dia a dia da sua empresa, conheça o SoftExpert Suite, a solução completa para a melhorar o rendimento da sua equipe e torná-la ágil e eficaz.

A solução permite que a colaboração ocorra em qualquer lugar da organização, estruturando o fluxo de trabalho e promovendo as comunicações internas. Com um painel abrangente e fácil de usar, a plataforma ajuda as empresas a alocarem e gerenciarem recursos com eficiência, ao mesmo tempo em que motiva todos na empresa para alcançar objetivos mais altos dentro de um determinado prazo.

A arquitetura do SoftExpert Suite é flexível, escalável e pronta para auxiliar na melhora da produtividade do seu negócio. Com ela é possível reunir pessoas, dados e processos para tornar seu negócio mais resiliente, ágil e competitivo.

Quer conhecer mais sobre a nossa solução? Solicite uma demonstração agora mesmo!

Quero solicitar uma demo

Camilla Christino

Autor

Camilla Christino

Camilla Christino é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert, formou-se em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia. Detém sólida experiência na área de qualidade em indústrias de alimentos com foco em acompanhamento e adequações de processos de auditorias interna e externa,documentação do sistema de gestão da qualidade (ISO 9001, FSSC 22000, ISO/IEC 17025), Controle da Qualidade, Assuntos Regulatórios, BPF, APPCC e Food Chemical Codex (FCC). Ela também é certificada como auditora líder na norma ISO 9001:2015.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade