Gestão da Inovação: Como escolher e implementar as melhores ideias

Um processo eficiente de priorização de ideias ajuda você a priorizar os projetos de inovação com maior potencial de resultados positivos.

Com um processo de inovação estruturado, por meio da implantação de um programa de ideias, do uso de métodos de design thinking e de brainstorming, pode-se gerar um grande número de ideias de inovação. E isso é ótimo, é muito bom ter várias oportunidades à sua frente não é mesmo? Mas a realidade é que dificilmente você conseguirá implementar todas de uma vez, e nem todas as ideias merecem atenção, investimento e esforço iguais para serem implementadas.

Ter uma grande quantidade de ideias levanta uma boa questão e desafio para as empresas: Como saber o que fazer com todas essas ideias? Como decidir por quais começar a avançar primeiro? Como escolher as melhores ideias para implementar?

Transformar as ideias em inovações e oportunidades reais tem um custo, incluindo tempo, dinheiro e recursos, e tentar executar muitas ideias de uma só vez pode levar a uma entrega geral ruim. Por isso, é necessário equilibrar ganhos rápidos, com projetos maiores e de longo prazo para criar um portfólio de inovação viável e sustentável. E isso é possível por meio de um processo eficiente de priorização de ideias, com a análise, identificação e seleção das ideias com maior potencial de resultados positivos para a organização.

O que é a priorização de ideias?

 A priorização de ideias é um método de classificação de ideias por ordem de importância, com base em determinados critérios estabelecidos pela organização. Para isso, muitas organizações utilizam um mecanismo de pontuação de ideias, isso significa levar em consideração fatores como por exemplo: estratégia, esforço, investimento e importância para estimar o valor de cada ideia, e então quantificar esse valor atribuindo uma pontuação numérica.

Ou seja, a priorização de ideias auxilia as empresas a economizar tempo concentrando-se nas ideias, tarefas, processos e atividades mais importantes. Em conjunto com suas metas e estratégia de negócios, uma matriz de priorização ajuda você a selecionar os melhores projetos e ideias, evitando que sua organização desperdice tempo e recursos em projetos de pouco valor.

Por que a priorização de ideias é tão importante?

Antes de nos aprofundarmos em como realizar a priorizar ideias, vamos entender por que é tão importante aderir a um método de priorização, sendo mais eficaz seguir um método definido pelos seguintes motivos:

Consenso entre os avaliadores: seguir um processo objetivo de classificação de ideias pode reduzir ou resolver conflitos entre a equipe de avaliadores, tornando mais fácil concordar com escolha da ideia que possui maior valor.

Alocação de recursos facilitada: a verdade é que os recursos da sua empresa são limitados. Portanto, a priorização de determinados projetos de inovação auxilia as empresas a analisar e identificar quando e onde investir seus recursos. A priorização eficaz envolve determinar quais projetos são mais caros e se os recursos atuais podem dar suporte a esses projetos e se eles atendem às necessidades e requisitos do negócio e de seus clientes.

Execução das ideias certas: os melhores projetos inovadores são aqueles que atendem aos objetivos do negócio e maximizam o retorno do investimento. Com a priorização baseada em dados e critérios, você pode escolher os projetos e ideias certos com mais facilidade e rapidez. Classificar cada ideia protege você de implementar ideias que não se encaixam nos objetivos da organização, forçando você a considerar como cada ideia apoia seu planejamento geral.

Otimização de tempo e evita desperdícios: mesmo grandes equipes enfrentam problemas de capacidade. Provavelmente, você e a sua equipe não tem tempo para executar todas as boas ideias que encontra, e precisa se concentrar nas mais importantes. A priorização ajuda você a alocar esse recurso com prudência.

Aumenta a transparência: usando o mesmo método e critérios de priorização para todas as ideias, você terá uma maneira transparente e padronizada de ajuda-lo a tomar as suas decisões.

Como realizar a priorização de ideias?

Aqui apresentamos alguns passos que podem ser usados como referência para você criar sua própria estrutura de priorização:

1. Uma boa priorização começa antes da etapa de ideação

 A tarefa de priorizar suas ideias começa antes mesmo de as ideias serem geradas. Alinhar os objetivos da organização e a estratégia de inovação desde o início é essencial para focar nas campanhas de captura de ideias, garantindo que as ideias geradas sejam relevantes para os consumidores, clientes e ​​para o seu negócio.

2. Defina metas

 Definir metas claras pode ajudá-lo a se concentrar nas ideias mais importantes. Para chegar onde você quer, tente focar em estabelecer metas simples e alcançáveis ​​para o seu processo de gestão de ideias. Por exemplo: Qual é o nosso objetivo estratégico? Como essa ideia nos ajuda a atingir esses objetivos?

3. Defina critérios de avaliação

 Para priorizar as inovações para implementação, você pode utilizar um método de categorização das ideias. Para isso, é necessário definir critérios que atendam às suas metas de negócio. Portanto, você deve identificar um conjunto de critérios para avaliar as ideias e determinar quais seguirão para os projetos de implementação, incluindo todos os fatores que você precisa considerar para priorizar efetivamente esses projetos.

Para você encontrar o melhor conjunto de critérios de avaliação, mantenha-o simples e concentre-se em definir os critérios mais importantes, pois os processos de priorização complexos só levarão muito tempo, confundirão os avaliadores e o levarão na direção errada.

Abaixo apresentamos uma lista de características que podem ser analisadas e utilizadas na construção dos critérios do seu processo de seleção das ideias:

  • Retorno em faturamento e lucratividade;
  • Alinhamento com os direcionamentos estratégicos;
  • Atendimento as necessidades dos clientes;
  • Vantagem competitiva frente aos concorrentes;
  • Riscos da proposta e plano de contingência;
  • Restrições aplicadas por agências regulatórias, leis e outros;
  • Complexidade de implantação;
  • Probabilidade de viabilidade técnica (exemplo: disponibilidade de tecnologia, investimento, prazo);
  • Probabilidade de sucesso comercial.

Mas não se esqueça! A equipe de especialistas deve trabalhar em conjunto para criar os critérios de priorização, o que garante uma avaliação mais equilibrada e abrangente. Vamos analisar com mais detalhes os principais fatores e critérios:

Critérios relacionados à complexidade da implementação da ideia:

  • Tecnologia: a tecnologia necessária para implementação da ideia é existente e disponível ou ainda precisa ser desenvolvida/ comprada?
  • Investimento: qual o custo necessário para implantação?
  • Prazo: qual o tempo necessário para implementação da ideia?
  • Viabilidade técnica e operacional: sua organização tem acesso aos recursos técnicos e operacionais necessários para executar a ideia?

Critérios relacionados ao mercado:

  • Demanda do mercado: qual é o potencial de clientes para a ideia em questão? Existem consumidores que podem passar a adquirir o produto/serviço?
  • Concorrência: os concorrentes têm produtos/serviços semelhantes? A ideia cria uma vantagem competitiva?

Critérios relacionados ao retorno sobre investimento:

  • Devem ser considerados os aspectos relacionados ao retorno financeiro esperado da inovação a ser implementada. Normalmente, são usados ​​cálculos específicos, como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) ​​e Tempo de Payback.

Valor para os consumidores:

  • Relevância: a ideia é atraente e responde a uma aparente necessidade não atendida do consumidor?
  • Facilidade de uso: quão fácil é para os consumidores usarem a ideia?

Critérios específicos:

  • Impacto na Segurança: a ideia reduz ou gera risco de acidentes de trabalho?
  • Impacto ambiental: a ideia reduz ou gera riscos ambientais?
  • Impacto nas pessoas: como o ambiente de trabalho pode melhorar? Como a ideia pode impactar positivamente as pessoas?

4. Estabeleça os valores de pontuação para os critérios:

Depois de escolher seus critérios, é hora de definir uma classificação de pontuação com base em sua importância. Atribua um peso a cada critério que você listar, determinando a importância de cada critério para sua organização. Por exemplo, você pode atribuir um valor numérico a cada critério e implementar um sistema de pontuação padrão.

Não há certo ou errado na atribuição de pontuações, basta você escolher o modelo ou escala que melhor se adequa as metas da sua organização.

5. Avalie e classifique as ideias

Após definir os critérios e valores de pontuação, agora é o momento de avaliar essas ideias. Certifique-se de incluir as pessoas certas no processo de priorização de ideias para obter as melhores avaliações. Para isso, reúna as pessoas e áreas com conhecimento e experiência necessárias para essa tomada de decisão (como clientes, funcionários, especialistas no assunto, etc.) e faça com que respondam individualmente à avaliação para chegar a uma perspectiva relevante e objetiva.

Quando todos finalizarem sua avaliação individual, comece a calcular a pontuação ponderada para cada respondente. Em geral, para realizar esta etapa dependendo do tipo de matriz que você definiu para calcular e somar a pontuação, geralmente a pontuação de cada opção é multiplicada pelo peso do critério relacionado, para obter cada pontuação cumulativa, planilhar e software de gestão de inovação podem te ajudar nesse processo.

Em seguida, compare os resultados, certificando-se de manter a avaliação imparcial. Discuta as divergências com sua equipe até que uma decisão de consenso seja alcançada. Finalize a classificação de pontuação das ideias, e construa uma lista de prioridades, classificando sua lista de ideias de cima para baixo, de acordo com os maiores valores, para avaliar rapidamente as mais influentes.

Agora que você selecionou as melhores ideias e projetos inovadores para trabalhar, é hora de desenvolver um plano sólido para executá-las.

Conheça o SoftExpert ICM

 Agora que você já sabe como realizar a priorização de ideias, que tal conhecer uma solução que vai te ajudar nesse processo? Para ser capaz de gerenciar todo o processo de ideação, avaliar e priorizar as ideias com facilidade, uma solução de inovação que possibilita a priorização de ideias de forma ágil e estruturada pode te ajudar muito em todo esse processo, tornando-o muito mais transparente.

O SoftExpert ICM é uma solução de gerenciamento de ideias que permite o uso de pontuação automática de ideias, uma forma mais eficiente de priorizar ideias. Você também pode definir seus próprios critérios de avaliação, coletar dados e tomar as melhores decisões, pois o software apresenta quais as ideias que melhor atendem aos critérios estabelecidos.

A adoção de uma abordagem para priorizar e pontuar ideias resulta em melhores decisões para você e seus clientes. Defina a estratégia, capture ideias e priorize seus projetos inovadores com o SoftExpert ICM!

Quero conhecer o SoftExpert ICM

E você quiser saber mais sobre gestão da inovação, não deixe de conferir nossos conteúdos sobre o tema:

Daiane Loeffler

Autor

Daiane Loeffler

Daiane Loeffler é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química, formada pela UNISOCIESC, especialista em Engenharia de Processos pela Sustentare Escola de Negócios e especialista em Engenharia Farmacêutica pelo Instituto Racine. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Análise de causa raiz, CAPA, FMEA, PPAP, APQP e Six Sigma.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade