Gestão da Inovação: como montar um comitê de inovação em sua empresa

A inovação é um processo e, como tal, não só necessita ser gerenciada, mas também desenvolvida num ambiente que inspire uma cultura de inovação, transformando ideias em resultados reais. E uma das formas de implementar a inovação com sucesso é trabalhar de forma colaborativa, incluindo diferentes áreas da empresa nesse processo. E para fazer isso, você pode formar um comitê de inovação em sua empresa.

Os membros do comitê de inovação são responsáveis ​​por liderar a mudança organizacional para mover a empresa em direção a uma cultura que incentive e sustente a inovação, e revisá-la regularmente para garantir que as estratégias, iniciativas, metas, planos e objetivos de inovação se mantenham no caminho certo. Sendo uma ótima opção para empresas que desejam inovar, mas têm poucos recursos para investir em inovação. Isso porque, nesse modelo, a empresa pode utilizar colaboradores que exercem outras funções e atividades, mas que também têm interesse em viabilizar a inovação na organização.

Se sua empresa ainda não possui um Comitê de Inovação, mas está pensando em criar um, leia este artigo para saber o que é, por que é tão importante e como montar o seu comitê.

O que é o Comitê de Inovação?

 O Comitê de Inovação é um grupo de colaboradores comprometidos em pensar em inovação e auxiliar na tomada de decisões estratégicas dentro da empresa, eles têm a responsabilidade de definir prioridades, implementar a cultura de inovação, alocar recursos e tomar decisões importantes relacionadas à inovação.

Quais são os principais papéis do comitê de inovação?

 O papel do comitê de inovação varia de empresa para empresa, mas em geral suas principais atividades incluem: criação e avaliação de portfólios de inovação, direcionar esforços a serem executados, viabilizar ações que promovam a cultura de inovação, seleção e priorização de ideias e projetos, garantir a alocação de recursos e viabilidade dos projetos, acompanhar os indicadores de inovação, manter a comunicação dos resultados alcançados em torno da inovação para toda organização e prover os meios para que os esforços de inovação sejam realizados (treinamentos, ferramentas, sistemas etc.).

 Mas por onde começar para criar o comitê de inovação da sua empresa?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o comitê de inovação, vamos dar o pontapé inicial para montar o comitê seguindo estes passos:

1. Defina sua estratégia de inovação

Estratégia é a base de tudo. Antes de reunir as pessoas em um comitê, defina sua estratégia de inovação. A empresa deve ter um plano estratégico com foco em inovação, no qual definirá os pontos em que irá inovar, identificando orçamentos e metas que se alinhem com os demais objetivos do negócio.

2. Desenvolva uma cultura de inovação

Além da estratégia de inovação, é importante que a empresa também tenha uma cultura de inovação antes de reunir as pessoas para um comitê. Afinal, embora o comitê tenha um papel estratégico, a inovação não pode ficar restrita a esse grupo.  E a liderança é uma parte essencial neste trabalho, os líderes precisam ser convencidos e convencer seus funcionários da importância da inovação. Caso contrário, será difícil transmitir essa filosofia aos funcionários. Para que a inovação faça parte da empresa, é importante criar um ambiente aberto em que todos os colaboradores tenham a chance de expor suas opiniões e ideias.

3. Selecione os participantes certos

 Ao considerar a formação do comitê de inovação, é natural querer escolher participantes que demonstrem espírito inovador ou tenham forte interesse em inovação. No entanto, esta é uma grande armadilha, porque o comitê de inovação não deve ser uma Squad de Inovação. O comitê de inovação é o catalisador da inovação na empresa. Portanto, o comitê em si não precisa de participantes inovadores, mas de membros que possam facilitar o processo de inovação.

A próxima armadilha em que você pode cair ao formar o comitê é querer encher de membros com cargos de liderança, como gerentes e diretores. E é aí que vem o grande problema: compatibilizar a agenda deles com a do comitê. E também temos a última armadilha, você comunica para toda organização: “Vamos começar um comitê de inovação, quem quer fazer parte dele?”.  Inovação é um assunto em alta no momento, muitas pessoas vão querer participar sem nem ter noção do que é realmente a missão do comitê.

Mas afinal, quem deve fazer parte do Comitê? O comitê de inovação deve ser composto por um grupo de profissionais com as mais diversas formações e atuações, e geralmente por pessoas de todos os níveis hierárquicos, incluindo pessoas que ocupam cargos estratégicos dentro da empresa, mas não exclusivamente elas como já mencionado.

É importante ter no seu comitê colaboradores das áreas de Tecnologia, afinal é difícil inovar sem ela. O departamento Jurídico também deve estar presente para auxiliar na elaboração de contratos, cláusulas de confidencialidade etc. Recursos humanos, Marketing e Comunicação, Dados e Finanças são áreas estratégicas que também devem complementar seu comitê. Ter um representante de cada uma dessas áreas permitirá que o comitê tenha um melhor desempeno e uma visão sobre inovação mais ampla possível de toda a organização.

4. Forme um comitê de inovação com participantes engajados

 Outro fator muito importante na formação de um comitê é ter membros que de fato queiram fazer parte dele. Pessoas que se envolvam e queiram encontrar novas respostas e práticas de inovação para o seu negócio. Para isso, é importante entender a equipe e saber quem são os colaboradores mais interessados ​​em inovação e que podem ser os facilitadores e replicadores da cultura da inovação para a organização.

5. Defina a agenda de reuniões do comitê

 O comitê de inovação deve se reunir periodicamente para definir estratégias, discutir como usar os recursos disponíveis para concretizar ideias, avaliar a viabilidade das propostas, priorização dos projetos, melhorar resultados e impulsionar a inovação na empresa.

É importante que as reuniões do comitê não se tornem burocráticas, tirando a real importância de conduzir e impulsionar o processo de inovação da empresa. Dessa forma, a pauta do comitê também deve sempre manter a equipe inspirada, podendo incluir eventos, sessões de benchmarking com empresas de outros setores, visitas a incubadoras e aceleradoras de startups. O principal objetivo é fornecer uma agenda de desenvolvimento positiva para os membros do comitê.

6. Analise seus resultados

 É extremamente importante avaliar os resultados das inovações. É por isso que é fundamental que o comitê escolha um conjunto específico de KPIs. Estes indicadores medirão o sucesso da organização em relação a parâmetros específicos dos projetos de inovação. Os dados de análise de programas, projetos e investimentos são essenciais para a tomada de decisões futuras, e saber o que medir é fundamental para gerenciar qualquer processo de inovação. E é neste ponto específico que o comitê garante a melhoria contínua da organização por meio da Gestão da Inovação.

Conheça o SoftExpert ICM

 E a sua empresa já tem um comitê de inovação? Se você está planejando implantar um comitê de inovação, saiba que adicionar uma plataforma de Gestão da Inovação à sua estratégia pode te ajudar muito a economizar tempo e dinheiro. Clique aqui para conhecer o SoftExpert ICM, a solução que ajuda você a transformar ideias em resultados concretos para o seu negócio.

Quero conhecer o SoftExpert ICM

Daiane Loeffler

Autor

Daiane Loeffler

Daiane Loeffler é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química, formada pela UNISOCIESC, especialista em Engenharia de Processos pela Sustentare Escola de Negócios e especialista em Engenharia Farmacêutica pelo Instituto Racine. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Análise de causa raiz, CAPA, FMEA, PPAP, APQP e Six Sigma.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade