Confira a importância da gestão documental de embalagens de medicamentos e como a promover excelência com a automação dos processos.

Na indústria farmacêutica, a gestão eficaz das embalagens de medicamentos desempenha um papel crucial na garantia da conformidade, qualidade e segurança dos produtos. As regulamentações rigorosas e processos complexos necessitam de abordagens atentas e inovadoras para otimizar esse aspecto crítico do ciclo de produção.

A importância das embalagens dos produtos farmacêuticos

Além de abrigar e proteger os produtos, as embalagens contêm informações importantes para identificação do medicamento, fabricante e a sua instrução de uso. Também deve possuir os requisitos mínimos obrigatórios, como contato para emergências, frases de segurança e demais requisitos legais.

As mudanças constantes nas normas regulatórias, a necessidade de precisão e a agilidade nos processos são desafios enfrentados pelas empresas do setor farmacêutico. Quaisquer modificações em embalagens devem ser cuidadosamente gerenciadas para mitigar erros, garantir a conformidade e manter a qualidade dos produtos.

Quais etapas são importantes para esse processo?

Podemos citar algumas etapas essenciais para a conformidade ao longo desse processo, conforme abaixo:

  • Documentação de especificações;
  • Registros de produção;
  • Documentos de controle de qualidade;
  • Procedimentos operacionais padrão;
  • Controle de mudanças e revisões;
  • Registros de treinamentos;
  • Relatórios de manutenção e calibração;
  • Gestão de fornecedores;
  • Rastreabilidade da cadeia, entre outros.

Como você pôde perceber, são várias etapas cruciais para que o processo de gestão de documentação de embalagens de medicamentos seja realizado de maneira eficiente, atendendo às normas e regulamentações e garantindo a qualidade dos produtos e a segurança dos pacientes.

Confira também: Fornecedores para indústria farmacêutica: Como escolher os melhores

Lembrando também que todas as etapas citadas poderão variar de acordo com as obrigatoriedades legais do seu fármaco, dependendo dos órgãos reguladores competentes para o seu tipo de registro e a particularidade de cada medicamento.

Por isso, a automatização desse processo surge como uma solução eficiente. Ao eliminar tarefas manuais, a automação reduz erros, acelera os ciclos de revisão e aprovação, garantindo conformidade regulatória e rastreabilidade completa das mudanças.

 Além disso, a integração com sistemas de gestão documental melhora a eficiência operacional e a colaboração entre departamentos.

Gostou e quer saber mais sobre esse tema?

Convido-o a conhecer um pouco mais sobre esse assunto tão importante para a indústria farmacêutica. Não perca a oportunidade de aprimorar seus processos de controle de versões de embalagens na indústria farmacêutica.

Faça o download do nosso e-book e dê um passo à frente na otimização dos seus processos de produção e gestão documental.

Quero baixar o e-book!

Ana Paula Anton

Autor

Ana Paula Anton

Ana Paula Anton é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Formada em Engenharia Química e pós-graduada em Engenharia de Produção. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade Farmacêutica, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Validação e Qualificação de Processos, Análises de Causa, CAPA, FMEA e Validação de Sistemas Computadorizados.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade