O que é Incerteza em Medição e Calibração

Entendendo o que é incerteza em medição e calibração e como pode afetar a qualidade e produtividade da sua empresa.

Incerteza - alvo

Seja qual for o seu nível de conhecimento ou a posição em que trabalha, se está relacionado com atividades produtivas ou de qualidade, sabe que medições precisas estão diretamente relacionadas com qualidade, produtividade e competitividade. Também sabe que não há como ter medições adequadas sem instrumentos calibrados. Mas você sabe o que é incerteza em medição e calibração e para que serve? Neste artigo vamos esclarecer de uma forma acessível este conceito fundamental de metrologia e calibração.

Não existe 100% de exatidão

Exatidao - manometro

Por melhor que seja o instrumento e as condições em que a medição é realizada, sempre existirá alguma incerteza no resultado medido. Ela pode ser oriunda de diversos fatores, como o instrumento que está sendo usado, a pessoa que está fazendo a medição, condições ambientais, o procedimento usado e muitos outros. Ter conhecimento da incerteza relacionada é fundamental para manter a qualidade do processo e, consequentemente, dos produtos e serviços entregues.

O que é incerteza

incerteza - fita metrica

Como dissemos, não é possível fazer uma medição 100% exata. Com isso em mente, podemos dizer de maneira simplificada que incerteza em medição e calibração é o “tamanho da dúvida” existente em uma medição. Conhecendo a incerteza podemos saber quão boa é uma medição e decidir se ela é adequada ou não para determinado uso. Vamos a um caso hipotético e didático para ilustrar este conceito.

Suponha que você peça a três pessoas para medir um pedaço de barbante. Elas podem usar o instrumento que quiserem para medir e da maneira que desejarem. Três possíveis respostas seriam:

  • A pessoa “A” diz que o barbante tem 90 cm. Para chegar a esta conclusão, usou uma régua plástica de 30 cm;
  • O indivíduo “B” conclui que o comprimento do barbante é de 100 cm. Usou uma trena de 3 metros para fazer a medição;
  • A pessoa “C” usou uma trena de precisão e informou que o barbante tem 97,5 cm, com uma incerteza de 0,5 cm, para mais e para menos. Realizou o procedimento diversas vezes para calcular a média e descobrir o desvio padrão. Como resultado, além da medição, obteve os parâmetros que indicam a sua qualidade.

Não é difícil concluir que a resposta da pessoa “C” é muito mais confiável e completa. Mesmo em um exemplo simples como este é possível observar que diversos fatores podem influenciar no resultado da medição.

Incerteza não é erro

Incerteza e erro são dois conceitos por vezes confundidos, mas não são a mesma coisa. Erro é a diferença entre a medição realizada pelo nosso instrumento e aquela realizada pelo instrumento padrão de referência. Já a incerteza está associada à qualidade da calibração ou medição realizada e envolve repetibilidade e previsibilidade.

Conclusão

Agora que sabemos um pouco mais sobre incerteza, seria interessante que você se fizesse os seguintes questionamentos: Nas minhas instalações, os processos de medição se parecem com qual dos três exemplos acima (caso do barbante)? Os instrumentos que estamos usando estão adequados e calibrados? Existem métodos e processos para realizar as medições e eles são seguidos? Sabemos qual é a incerteza envolvida nas medições? Se a resposta for negativa para alguma dessas perguntas, você pode estar usando resultados inadequados e afetando sua qualidade, produtividade e competitividade.

Para manter suas ferramentas e instrumentos sempre em ordem e calibrados, conte com o apoio do SoftExpert Calibração, uma solução completa de gestão com baixo custo total de propriedade.

Laurides Dozol

Autor

Laurides Dozol

Especialista em Gestão Empresarial pela FGV. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade