ISO Survey 2021

ISO Survey 2021 – Veja os resultados da última pesquisa

Leia este artigo e veja uma avaliação dos resultados da ISO Survey sobre as normas mais utilizadas e as principais tendências.

Se você trabalha nas áreas da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, provavelmente já ouviu falar sobre a ISO Survey.

Todos os anos, a Organização Internacional de Normalização – ISO realiza uma pesquisa para entender a situação das certificações pelo mundo. Os resultados deste estudo são apresentados em um relatório chamado ISO Survey.

A pesquisa tem como base os dados do ano anterior, ou seja, os números listados nela referem-se as certificações válidas contabilizadas até o final de dezembro de 2021. Os resultados são publicados sempre no mês de setembro.

As informações são fornecidas pelos organismos de certificação e os dados são compilados para apresentar a quantidade de certificações acreditadas por país e setor, além de uma comparação com os dados da pesquisa do ano anterior.

Mas o que seriam as certificações acreditadas?

Certificações acreditadas são aquelas que tiveram o processo de certificação realizado de acordo com padrões internacionais reconhecidos, assim como auditado e controlado.

A ISO 17021 é a norma no qual os organismos certificadores são auditados pelo órgão acreditador. No Brasil, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre)  é responsável por essa acreditação.

Como avaliar os dados da pesquisa?

Os números da ISO Survey não podem ser considerados como um resultado final ou verdade absoluta. É muito importante ter essa consciência antes de analisar a pesquisa.

A participação dos organismos de certificação na pesquisa é voluntária, ou seja, eles podem optar por fornecer essas informações ou não. Como nem todos conseguem ou aceitam participar, os números da pesquisa apresentam uma margem de erro considerável, sendo menor que a realidade.

Resultado da ISO Survey 2021

Novidades

Nessa edição da pesquisa entraram quatro novos padrões para a contagem:

  • ISO 20121 – Sistemas de gestão para a sustentabilidade de eventos;
  • ISO 29001 – Gerenciamento de qualidade para sistema de petróleo e gás
  • ISO 44001 – Sistemas de gestão de práticas colaborativas empresariais
  • e ISO 55001 – Sistemas de gestão de ativos

Em um cenário em que o ESG (Environmental, social, and corporate governance) vem ganhando cada vez mais importância e visibilidade, temos a ISO 20121 entrando na contagem e mostrando que a tendência de eventos sustentáveis vem pra ficar .

São apenas 253 certificados no mundo todo, porém é interessante destacar que o Brasil tem um desses certificados.

O Rock in Rio foi o primeiro evento da América Latina e um dos primeiros do mundo a ser certificado pela ISO 2021. Ele é o maior evento de música e entretenimento do mundo, é neutro em emissões de gases de efeito estufa (GEE) e 80% de todo o lixo gerado pelo festival é reciclado.

Ainda nessa pegada ESG temos a ISO 44001 que também entrou nessa pesquisa pela primeira vez, com foco em comportamentos, cultura organizacional e processos de gestão.

ISO 9001

Mesmo que 2020 tenha sido um ano difícil para todos os países com a pandemia, o total de certificados ISO 9001 no mundo apresentou um crescimento de aproximadamente 10% desde a pesquisa anterior, reforçando a sua resiliência e importância para os mais variados setores.

A China ocupa o primeiro lugar no ranking da ISO 9001 com a maior quantidade de certificados, tendo o número aproximadamente quatro vezes maior que o segundo colocado (Itália).

Essa grande diferença pode ser justificada pelo fato da China ser a maior economia de exportação do mundo. Por muito tempo os produtos chineses foram sinônimo de baixa qualidade, porém ao longo do tempo e com a constante pressão do mundo todo que importa produtos do país, a China passou a focar cada vez mais na qualidade dos produtos, na proteção do meio ambiente e segurança no trabalho.

O Brasil ocupa o 10º lugar desde a pesquisa de 2018, onde ele teve um aumento do número de certificados de 2018 pra 2019 e uma queda de 2020 pra 2021. Essa diminuição no número de certificados se deve principalmente à ocorrência da pandemia de Covid-19, onde a economia do País foi fortemente afetada e diversas empresas acabaram encerrando suas atividades.

ISO 14001

Com a crescente visibilidade que o ESG ganhou nos últimos anos, principalmente em razão de questões climáticas e da pandemia de Covid-19, os certificados ISO 14001 tiveram um aumento mundial de aproximadamente 13% com relação à pesquisa anterior. Esse aumento também foi impulsionado pela aumento de certificações na China.

Novamente em primeiro lugar, a China aparece com quase dez vezes mais certificados que o segundo lugar (Japão).

O Brasil ocupa a 17ª posição. Tanto a sua posição no ranking como o seu número de certificados não tiveram variação significativa desde 2018.

ISO 45001

Com a variação mais expressiva de todas, a ISO 45001 apresentou um crescimento de aproximadamente 48%, ou seja, o número de certificações no mundo de 2020 para 2021 aumentou em quase cinco vezes.

Isso se deve principalmente ao prazo de transição da OHSAS 18001 pra ISO 45001 que foi em 30 de setembro de 2021. Com isso, muitas das empresas que já eram certificadas pela OHSAS e queriam manter o seu padrão acabaram se adaptando e buscando a certificação na 45001.

Como já era esperado, a China também lidera o ranking da ISO 45001 com cerca de 14x mais certificados da ISO 45001 que o segundo colocado (Itália).

O Brasil ocupa o 26º lugar, entretanto, apresentou uma evolução enorme de 2018 pra 2021, começando no 43º lugar com apenas 2 certificações, depois passando pra 38º, 28° até a posição atual.

Se comparar com os números de 2018, são mais ou menos 40x mais certificações, isso mostra que a preocupação com a saúde do trabalhador vem aumentando cada vez mais no Brasil e as empresas estão realmente buscando a certificação na ISO 45001, o que é muito positivo pro País e, claro, para os trabalhadores.

Vale lembrar que os números apresentados na ISO Survey não devem ser considerados como resultado absoluto, já que existe uma variação anual de organismos certificadores participantes fornecendo dados para a pesquisa.

Mas se os números não são exatos, então por que essa pesquisa é importante?

A importância da ISO Survey

Mesmo sendo uma estimativa, os dados da ISO Survey fornecem base para analisar as tendências de crescimento ou decréscimo de cada certificação, os destaques de crescimento e o cenário para esse crescimento.

Como a pesquisa também apresenta o total de certificações por setor, esses dados podem gerar insights para novos produtos ou mercados de atuação. Além disso, esse estudo permite que a empresa busque a certificação em normas que apresentaram tendências de crescimento no seu setor, sendo uma forma de se atualizar e estar à frente da concorrência.

 

Quer saber mais sobre esse conteúdo?

Convido você a assistir ao webinar sobre a ISO Survey 2021, onde eu explico como você pode ter acesso a essa pesquisa, além de mostrar os resutados detalhados disponibilizados pela ISO.

Webinar - ISO Survey 2021

 

 

    Bruna Borsalli

    Autor

    Bruna Borsalli

    Bruna Borsalli é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química e de Segurança do Trabalho com especialização em Gestão da Qualidade, detém experiência na área de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), certificação de Auditora Interna de Sistema de Gestão Integrado (SGI) - ISO 9001 | 14001 | 45001 e Six Sigma Yellow Belt.

    Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

    Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

    Por favor, preencha o formulário e fale conosco

    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Por favor insira um número válido.
    Campo obrigatório

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade