conceitos-chave de melhoria de processo lean

A metodologia Lean foca na gestão e na melhoria contínua dos processos de uma organização. Leia nosso artigo e saiba mais!

O método Lean tem como foco a Gestão e Melhoria dos Processos da empresa. O Lean enfatiza a prevenção de desperdícios (tempo, mão-de-obra e insumos) na produção de produtos e/ou serviços que não agregam valor.

Como o método Lean de melhoria de processos é orientado ao cliente, os produtos e os serviços são criados e entregues nas quantidades exatas, nos locais corretos, no momento certo e nas condições certas.

Conheça os 3 conceitos-chave do método Lean:

1 – O método Lean de melhoria de processos é um mindset, não um evento

Talvez o maior diferencial entre o termo genérico “melhoria de processo” e o método Lean, é que o método Lean de melhoria de processos é um mindset e uma prática – e não apenas um evento.

Muitas empresas veem a melhoria de processos como um evento temporário ou atividade usada para resolver grandes lacunas sistemáticas.

As empresas que usam o método Lean, veem a melhoria contínua como um mindset e prática diária. É o meio pelo qual as empresas podem cumprir suas promessas a seus clientes.

Lean, é um importante mecanismo de estímulo para a transformação da cultura organizacional.

ebook-iso-9001-2015

2 – O método Lean é mais eficaz quando praticado em toda a empresa

Para que os esforços de melhoria de processo utilizando Lean sejam efetivos, todos departamentos e setores da empresa precisam estar abertos e dispostos a mudar.

Caso contrário, as empresas correm o risco de ter equipes que, ao otimizar seu próprio desempenho, sub-optimizam o desempenho de outras equipes e, consequentemente, o desempenho da empresa em geral.

Se, por exemplo, as melhorias nos processos do departamento de marketing os levem a recusar quaisquer pedidos não relacionados ao marketing para que possam se concentrar em entregar suas campanhas, o departamento corre o risco de criar campanhas que não refletem a versão mais recente do produto, ou campanhas que não se alinham com as mensagens usadas pelo departamento de vendas. Isso cria uma discórdia estratégica que pode ser sentida pelo cliente.

Implantar melhoria contínua em apenas um departamento ou setor da empresa torna difícil por em prática o conceito Lean de otimizar toda a empresa.

3 – O método Lean ajuda a maximizar o valor e agilizar a entrega

O objetivo da melhoria de processos utilizando o método Lean é permitir que as equipes encontrem maneiras de oferecer mais valor aos seus clientes de forma mais rápida.

Isso acontece através de uma abordagem sistemática e científica para fazer que o processo de melhoria contínua se torne parte das tarefas diárias.

Essa abordagem pode ser resumida por este diagrama do ciclo de melhoria contínua:

conceitos-chave de melhoria de processo lean

O ciclo de melhoria contínua explica o mindset de melhoria de processo Lean, mas não fornece um plano acionável sobre como gerenciar e medir os esforços de melhoria. É aí que soluções como o SoftExpert Excellence Suite podem ajudar.

Clique abaixo e descubra como o SoftExpert BPM estimula a melhoria contínua dos processos e gerencia todas as etapas do seu ciclo de vida, desde a modelagem e otimização até a automação, execução e monitoramento.

Conheça o SoftExpert BPM

Conheça também outros artigos sobre a metodologia Lean que já publicamos aqui no blog:

Gus Oliveira

Autor

Gus Oliveira

Gustavo Oliveira é graduado em Administração de Empresas e em Economia pela Universidade de Massachusetts - Dartmouth (EUA). Gustavo possui experiência na indústria de software para excelência empresarial e também na área financeira e de desenvolvimento de negócios, atuando em grandes empresas nos Estados Unidos e no Brasil como analista financeiro, consultor de estratégia de negócios e consultor sênior de projetos.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade