Leia este artigo e conheça as competências fundamentais para que o auditor tenha sucesso na era digital.

Embora os processos de auditoria tenham evoluído e sejam cada vez mais suportados por sistemas automatizados, de Data & Analytics e até de inteligência artificial, nenhuma máquina substitui as capacidades intelectuais de julgamento e liderança do ser humano.

O momento exige perfis mais sofisticados e isso significa que os auditores não podem se acomodar. Eles precisam desenvolver algumas habilidades básicas, que são essenciais para garantir o sucesso em suas atividades.

As 5 competências apresentadas a seguir foram extraídas de um estudo realizado pela KPMG / Forbes Insights. Os resultados foram publicados recentemente no relatório “Audit 2025 – The future is now“. Vamos conhecê-las:

1. Comunicação

A pesquisa revela que a capacidade de transmitir claramente pensamentos, ideias e sugestões, articular durante reuniões, apresentações, entrevistas e negociações é uma das habilidades mais valorizadas por quem contrata um Auditor.

2. Inteligência emocional

Os clientes também valorizam um auditor que consiga manter a compostura e se concentrar no seu trabalho, garantindo o bom andamento da auditoria. Em determinadas situações, os clientes podem se sentir frustrados por descobrir falhas graves nos processos, fraudes ou prejuízos financeiros, e podem pressionar o auditor. A inteligência emocional ajuda a moderar os efeitos de diferentes tipos de pressão nos julgamentos do auditor.

3. Pensamento crítico e perspicácia

O auditor precisa entender o segmento em que o cliente atua e como a organização funciona. Assim ele poderá fazer as perguntas corretas e analisar os fatos de forma objetiva. Isso é fundamental para que ele possa compreender o cenário e propor melhorias que realmente façam sentido para aquele cliente. Além disso, o auditor precisa ser perspicaz, ou seja, ter facilidade para perceber e buscar a correlação no que talvez a maioria das pessoas não percebam. Por fim, ele deve buscar na sua experiência, lições que possam ajudar o cliente.

4. Ceticismo profissional

Os auditores devem ser capazes de questionar os clientes de forma objetiva e construtiva. O auditor não deve se render a atalhos, ou aceitar que todas as informações repassadas pelo cliente são verdadeiras. Ele precisa ser cético, precisa questionar se realmente está conseguindo compreender o cenário corretamente. Essa competência é essencial para que se produza um resultado de qualidade ao final da auditoria.

5. Habilidades interpessoais

Apesar do conhecimento das normas e de toda a habilidade técnica exigida, as auditorias também envolvem pessoas. O auditor precisa lidar com os mais variados tipos de cliente, nas mais diversas situações. Por isso, saber lidar com pessoas é uma habilidade indispensável. Um auditor com uma postura empática permite entender melhor a perspectiva do cliente à medida que a auditoria avança. Para isso, também é importante a capacidade de saber ouvir. Alguns auditores recomendam a regra dos 80/20 como a proporção ideal do tempo dedicado a ouvir e falar.

Por fim é importante destacar que estas habilidades formam a base para uma auditoria de sucesso e para isso devem ser praticadas de forma simultânea e contínua. O auditor não deve buscar desenvolvê-las isoladamente ou deixar alguma em segundo plano.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a compreender melhor o que se espera de um auditor, num momento em que a tecnologia avança rapidamente e as mudanças ocorrem de forma cada vez mais rápida e profunda.

Para saber mais sobre este assunto e outros temas relacionados à auditoria, convido você a conhecer outros conteúdos que nós já elaboramos aqui no blog:

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade