As 4 etapas essenciais em auditorias de qualidade

As auditorias de Qualidade são um importante instrumento para ajudar no crescimento e na prosperidade das organizações. Elas fornecem mecanismos para avaliar a eficiência do negócio. Embora as auditorias de qualidade sejam focadas em processos e produtos, elas ajudam os gestores a identificar se as estratégias aplicadas estão trazendo resultados. Em caso de desvios, elas ajudam ainda a identificar a causa-raiz e a tomar ações corretivas necessárias. Conduzir uma auditoria corretamente é fundamental para evidenciar ao mercado e aos clientes a conformidade do SGQ perante a norma.

Conheça agora as 4 etapas para realizar auditorias de qualidade com sucesso:

1. Planejamento

As ações tomadas no momento anterior a realização da auditoria são determinantes para o sucesso das atividades. O planejamento começa com a elaboração de um plano, que irá orientar a execução da auditoria. Esse plano deverá apresentar todas as atividades numa linha do tempo, além do escopo, com processos, departamentos ou produtos que serão auditados. Nesta etapa também é importante que o auditor identifique toda a documentação relacionada, tais como políticas ou procedimentos de qualidade. Ainda nesta etapa, pode ser elaborada a lista preliminar das pessoas que serão entrevistadas.

2. Preparação

Este é o momento em que os auditores poderão conhecer um pouco mais sobre o SGQ da empresa, analisando mais afundo a documentação do sistema.
É importante que cada membro da equipe de auditoria esteja preparado para a atividade, com acesso ao check-list de verificação. O checklist é fundamental para orientar o auditor de modo a não esquecer nenhum detalhe a ser avaliado, assim como para registrar as constatações e observações.

3. Execução

A execução das auditorias se dá através da coleta de informações, que determinam se o departamento em questão está seguindo os padrões e procedimentos de controle de qualidade estabelecidos. Nesta fase, o auditor entrevista as pessoas, fazendo perguntas e tomando nota das constatações. De acordo com o que for constatado, os planos de auditoria e checklists podem ter seu escopo expandido, e podem ser submetidos a uma avaliação mais profunda.
É neste momento que serão registradas as não conformidades, ou seja, situações que ocorreram em desacordo com o processo e procedimento padronizado.

4. Encerramento e Follow-up

Após concluída a execução da auditoria é que o trabalho “real” começa. A equipe de auditores se reúne para rever as áreas problemáticas, e para determinar as recomendações para corrigir problemas de qualidade. Essas informações irão compor o relatório de Resultados da Auditoria.
Esse relatório é um insumo importante para as reuniões estratégicas realizadas pelas lideranças. Ele ajuda a avaliar os resultados e a definir como implementar as ações de melhoria sugeridas pela equipe de auditores.

Se interessou pelo assunto? Então eu convido você para conhecer o SE Audit. Esse foi software concebido para ajudar as organizações a gerenciar de forma automatizada todas as atividades, dados e processos relacionados com as auditorias. Além disso, a ferramenta e totalmente compatível com padrões como ISO 9000 e ISO 19011.

Sugestões