PMBOK 6

Na 6ª edição do Guia PMBOK®, o foco maior está nas metodologias Agile e adaptativas, gerenciamento de benefícios e gerenciamento de conhecimento.

Em setembro deste ano, o Project Management Institute (PMI) lançou a 6ª Edição do Guia PMBOK. Essa edição tem maior foco nas metodologias Agile e adaptativas, no gerenciamento de benefícios e no gerenciamento de conhecimento.  Conheça a seguir as principais mudanças.

O guia busca ser mais consistente, além de esclarecer dúvidas sobre o processo de gestão de projetos, suas entradas, ferramentas, técnicas e saídas. Entre as principais novidades estão:

Novo conteúdo na seção de Abertura 

Já na abertura, há um capítulo dedicado sobre como vincular os projetos aos objetivos estratégicos da empresa. Há também um novo capítulo sobre o papel do gerente de projeto.

A intenção de colocar esse conteúdo na mesma seção é para aconselhar os gerentes de projetos sobre como liderar projetos de forma efetiva.

Novo conteúdo na Área de Conhecimento

No Gerenciamento de Integração de Projetos, foi adicionado um novo processo chamado Gerenciar o Conhecimento do Projeto. Esse processo explica como gerenciar todo o conhecimento do projeto (ex: lições aprendidas) e garantir que esse conhecimento seja disseminado a outros projetos e por toda empresa.

No Gerenciamento de Escopo do Projeto, não foram feitas muitas mudanças, mas, o PMI fala um pouco mais sobre a relação entre o Gerente de Projetos e o Analista de Negócios.

Na Gestão da Qualidade do Projeto, o processo de Realizar a Garantia da Qualidade foi substituído por Gerenciar a Qualidade. Isso foi feito porque a maioria das empresas não tem o processo de garantia da qualidade como parte de seus projetos. Na verdade, em várias empresas, a garantia da qualidade é responsabilidade de um departamento separado, mas como gerentes de projeto, um de nossos papeis é gerenciar a qualidade de nossos projetos.

Seções Renomeadas

Duas áreas de conhecimento foram renomeadas. A primeira foi a Gerenciamento de Tempo do Projeto. O nome foi alterado porque gerentes de projeto não gerenciam o “tempo” mas sim o cronograma do projeto. Sendo assim, essa área agora passa a chamar Gerenciamento do Cronograma.

O PMI também reconheceu que em um projeto, existem outros recursos (além de humanos) que precisam ser gerenciados. Então, resolveram trocar o nome da área de conhecimento de Gerenciamento de Recursos Humanos para Gerenciamento de Recursos.

Conteúdos novos nas áreas de conhecimento

A mudança mais crítica no Gerenciamento de Comunicações do Projeto é a diferenciação entre comunicação e comunicações.  A comunicação se refere ao ato de comunicar pessoalmente entre duas ou mais pessoas e comunicações se refere a artefatos de comunicação que são produzidos, como e-mails, relatórios, vídeos e etc.

A principal mudança no Gerenciamento de Risco do Projeto está na abordagem de riscos, que agora é feita de forma total e não somente sobre os riscos atribuídos a um evento. Além disso, foi adicionado uma nova estratégia de resposta aos riscos chamado “escalonar”. Isso significa que os riscos agora podem ser escalonados em nível de programa ou portfólio.

O Gerenciamento de Aquisições do Projeto também passou por grandes mudanças. O foco dessa área agora é muito mais internacional e não focado somente na América do Norte.

Em relação aos stakeholders, o foco passou do Gerenciamento dos Stakeholders do Projeto para o Engajamento dos Stakeholders. Isso aconteceu porque, como todos sabemos, é impossível controlar as partes interessadas do projeto, mas, podemos gerenciar a forma como os engajamos.

Agora que já conhece algumas das mudanças da 6ª Edição do Guia PMBOK, que tal conhecer a solução mais completa e inovadora no mercado para a gestão e melhoria de projetos? Descubra você mesmo no vídeo a baixo!

O SoftExpert PPM é a solução mais completa para priorizar, planejar, administrar e executar projetos, portfólios e iniciativas de negócio.

O software ajuda as organizações a executarem seus projetos no prazo e dentro do orçamento, permitindo aos gerentes de projeto e integrantes da equipe otimizarem a duração, utilização dos recursos, entrega de milestones, custos e receitas, etc.


PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute (PMI).

Gus Oliveira

Autor

Gus Oliveira

Gustavo Oliveira é graduado em Administração de Empresas e em Economia pela Universidade de Massachusetts - Dartmouth (EUA). Gustavo possui experiência na indústria de software para excelência empresarial e também na área financeira e de desenvolvimento de negócios, atuando em grandes empresas nos Estados Unidos e no Brasil como analista financeiro, consultor de estratégia de negócios e consultor sênior de projetos.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade