Como reter talentos, manter clientes satisfeitos e se diferenciar no mercado

Muitas empresas já se deram conta da importância de reter talentos, afinal o fator humano pode ser um grande diferencial competitivo. Colaboradores bem preparados são capazes de conquistar os clientes, superar suas expectativas e mantê-los fiéis por muito tempo.

Mas, o que devemos fazer para reter talentos e, com isso, manter clientes satisfeitos e se diferenciar no mercado?

Em todos os segmentos, o mercado está repleto de empresas concorrentes, que apresentam produtos e serviços cada vez mais parecidos. Por outro lado, o perfil dos clientes tem mudado. O público está mais exigente e competir tem sido cada vez mais desafiador.

Por isso, é comum surgirem dúvidas sobre como reter talentos e elevá-los ao estado de excelência, qual caminho seguir e por onde começar. Para isso, a cultura da empresa precisa ser transformada.

Reter talentos e alcançar resultados depende de dois aspectos fundamentais:

  • Incorporar ações de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores às estratégias da empresa;
  • Buscar apoio da alta direção.

Transformar a cultura de uma empresa não é tarefa simples, porém quando a diretoria apoia e se envolve na iniciativa, o processo se torna mais fácil e flui de forma mais natural.

O programa de capacitação deve ajudar a desenvolver e fortalecer as habilidades dos colaboradores, em todos os níveis da organização.

Num mercado com expectativas cada vez mais altas, pesquisas recentes apontam que as ações de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, tem contribuído significativamente para reter talentos e para a diferenciação e o crescimento dos negócios.

Para suportar este processo, é crucial o apoio de uma solução para gestão do desenvolvimento humano, que automatize o mapeamento de competências, planejamento dos treinamentos, desenvolvimento e avaliação do desempenho individual, assim como na definição de objetivos e apuração das metas individuais.

Investir no desenvolvimento dos colaboradores trará impactos positivos para a empresa. Além de diminuir os índices de rotatividade, aumenta a satisfação e a fidelidade dos clientes. Colaboradores que estão constantemente sendo capacitados e renovando seus conhecimentos, se sentem mais motivados. Um cliente bem atendido, certamente voltará a procurar a empresa quando precisar do produto ou serviço.

O mercado segue competitivo. Certamente, as empresas que conseguirem se adequar mais rapidamente atendendo as novas exigências conquistarão seu espaço. Reter talentos e desenvolver os colaboradores, sem dúvidas, tem grande peso neste processo.

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade