SoftExpert Ibéria: Conheça nossa operação!

Seguindo a nossa série de blog posts sobre as unidades da SoftExpert pelo mundo, chegou a vez de você conhecer outra subsidiária na Europa. Recentemente, publicamos aqui a história da nossa unidade no Reino Unido, agora, é a vez da SoftExpert Ibéria.

Quer saber como iniciamos esta operação e como atuamos por lá? Vem comigo!

A subsidiária iniciou suas atividades em 2019, em Madrid, capital e maior cidade da Espanha, e Barcelona, um dos principais centros turísticos, econômicos, comerciais e culturais do mundo. Aos poucos, foi expandindo sua atuação por toda a Europa. Regiões vizinhas como Portugal e Países Africanos de Língua Portuguesa também contemplam a operação da filial.

Além do turismo, responsável por grande parte da receita da Espanha, sua economia tem como base a exportação, principalmente, de automóveis, medicamentos e produtos feitos a partir do petróleo.

O setor de alimentos e bebidas também tem extrema relevância no país, inclusive, foi um dos poucos segmentos que cresceu em 2020, apesar da crise provocada pela pandemia. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) o PIB relacionado à agricultura, pecuária, silvicultura e pesca cresceu 4,7% em 2020.

Os espanhóis são grandes produtores de uva, frutas cítricas, vinho e azeite. A pesca também é uma atividade econômica difundida, o país possui a maior frota pesqueira do mundo.

E foi exatamente neste mercado que a SoftExpert mirou sua estratégia antes mesmo de iniciar esta operação na Península Ibérica. Com aproximadamente dois anos de atuação, a companhia já conquistou mais de 15 clientes incluindo gigantes do setor como Grupo Calvo, Pescanova e Unilever.

Outros segmentos que trouxeram oportunidades e que movimentam a economia são o farmacêutico e automotivo. Inclusive, dois players de mercado contrataram as soluções da SoftExpert em 2021: Bridgestone e InsudPharma. Conversamos com o CEO da SoftExpert Ibéria, Marcus Ernst, que está na companhia há mais de 20 anos e à frente da subsidiária desde a fundação.

Ernst lembra que estes setores foram impulsionados e ganharam mais força na pandemia, principalmente pelo aumento do consumo da população durante os períodos de isolamento e também da interrupção de algumas cadeias de fornecimento externa. “Na contramão da maioria das companhias, intensificamos nossas ações e investimento durante a pandemia, apostando na retomada em “V” do mercado como diferencial competitivo”.

Com isso, a SoftExpert, que já tinha uma estratégia bem definida para atender este mercado, conseguiu entregar com agilidade soluções específicas ao setor de alimentos e bebidas. O CEO também destaca o setor automotivo, que está se reinventando e trazendo muitas oportunidades, uma vez que o produto SoftExpert Suite tem características diferenciadas para atender as demandas desta área.

“Além dos grandes players conquistados em tão pouco tempo de operação, o que demonstra a maturidade da empresa e suas soluções, estabelecemos alianças estratégicas com mais de 10 empresas na região, dentre elas: Baker Tilly, uma das principais redes mundiais de empresas de contabilidade e consultoria”.

A expectativa, de acordo com Ernst, é crescer na casa dos três dígitos anualmente. Ele destaca a importância do trabalho em conjunto com as demais operações do continente europeu, demonstrando que a força global com atendimento local é o diferencial da organização.

Recentemente, divulgamos aqui, a relevância do continente para os negócios da SoftExpert, que registrou crescimento de 30% nas exportações e projeta crescer 70% em 2022.

“A cada dia na nossa unidade temos novos desafios, clientes de diversas culturas e todo um mercado para explorar. Tenho muito orgulho de fazer parte de mais este capítulo da história da empresa, que certamente colherá muitos frutos nos próximos anos”, conclui Ernst.

Na foto, Walter Burga, Ivette Diaz (parceiros SoftExpert), Marcus Ernst, Javier Vence e Bruna Oliveira (time SoftExpert Ibéria).

Está gostando de acompanhar esta série que conta um pouquinho sobre as operações da SoftExpert pelo mundo?

Se você não viu o primeiro blog posta da série sobre a nossa unidade no Reino Unido, clique aqui e leia agora mesmo.

Não deixe de acompanhar os próximos blog posts sobre as nossas subsidiárias!

    Juliana Silva

    Autor

    Juliana Silva

    Analista de Comunicação na SoftExpert, Juliana Silva é formada em Jornalismo, pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial e Relações Públicas, com atuação nas áreas de Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa.

    Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

    Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

    Por favor, preencha o formulário e fale conosco

    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Por favor insira um número válido.
    Campo obrigatório

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade