SoftExpert Kanban x Scrum

Você sabia que agora o SoftExpert Kanban conta com suporte à metodologia SCRUM? Leia este artigo e sabia mais sobre esta e outras novidades.

A partir de agora você pode organizar suas atividades no SoftExpert Kanban sob uma nova perspectiva. Com o lançamento da versão 2.1.3, o componente passa a suportar o framework Scrum. Esta forma de trabalho é opcional, e em cada Workspace você pode escolher entre trabalhar seguindo o método Kanban ou o framework Scrum.

Conheça as novidades implementadas nessa versão

Backlog de atividades

Foi criado um novo menu no sistema para apresentar as atividades em forma de lista. O menu de Backlog possibilita ao usuário ter acesso a todas as atividades do seu Workspace, permitindo a gestão de prazo, responsável, cópias, priorização, criação e edição de atividades independente da sua situação ou etapa. Esse novo menu está disponível para todos os usuários do SoftExpert Kanban.

Crie, organize e priorize suas atividades por Sprints

A partir do menu de Backlog, para quem optar por trabalhar com o Scrum, fica disponível a estrutura de Sprints. No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de sprint. A Sprint representa um time box e com ela torna-se possível criar um grupo de atividades para serem entregues dentro de um determinado período de tempo. Nesse caso, o usuário poderá organizar e agrupar suas atividades em diversas sprints, realizar o planejamento do que deverá ser feito em cada atividade e então iniciar a execução de uma Sprint conforme o período de tempo desejado.

Com essa configuração, o board de execução do Kanban irá apresentar apenas as atividades que fazem parte de uma Sprint ativa, garantindo que os usuários executem apenas as atividades daquele período, sem gerar conflito com as atividades que ainda serão planejadas ou que devem ser executadas posteriormente.

Entenda o que acontece com suas atividades e equipe

E para apoiar no processo e acompanhamento das atividades, novos widgets foram disponibilizados para o componente, são eles:

  • Gráfico de Burndown: permite ao usuário analisar como está o fluxo de entrega de uma sprint ativa. Com isso, o usuário consegue entender se a velocidade de entrega das atividades planejadas está condizente com o tempo que falta para o fim da sprint, permitindo compreender se o cronograma será cumprido e facilitando a análise da necessidade de possíveis alterações de planejamento ou de processo.
  • Gráfico de velocidade: permite acompanhar a quantidade de trabalho concluído entre as sprints. Essa análise ajuda a determinar a velocidade da equipe de um workspace e a estimar o trabalho que time pode realizar realisticamente em sprints futuros.
  • Relatório da Sprint: o relatório apresenta por meio de tabela as informações relacionadas as sprints cadastradas no sistema. Essa análise permite estratificar as informações de uma sprint para que se possa compreender a evolução das atividades, bem como verificar as alterações do que foi planejado.

Agora que você conhece os novos recursos do SoftExpert Kanban, atualize sua versão e aproveite os novos recursos da ferramenta.

Acesse já o Release Notes e confira todas as novidades do SoftExpert Suite!

Acesse o Release Notes

 

Gustavo Moreira

Autor

Gustavo Moreira

Product Owner da solução de EAM na SoftExpert. Com MBA em Governança em TIC pela Sustentare - Escola de Negócios.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade