Software ESG

ESG: o novo paradigma dos negócios – Software ESG

Em uma série de artigos, a SoftExpert explica tudo o que você precisa saber sobre ESG. Hoje falaremos sobre Software ESG

No último artigo da série “ESG: o novo paradigma dos negócios”, vimos a importância de um relatório de sustentabilidade realizado de forma clara e objetiva. A divulgação do relatório ajuda a configurar a estratégia ESG de uma organização, tornando mais fácil definir metas, medir desempenho e ainda gerenciar mudanças e iniciativas em direção a um modelo de negócio sustentável.

O problema é que a maioria das empresas ainda enfrenta desafios no planejamento e na implantação das práticas sustentáveis em suas rotinas e no envolvimento de funcionários, fornecedores, clientes e de toda a cadeia que está envolvida. Na tentativa de estabelecer programas ESG impactantes e demonstrar o progresso, diversas organizações se deparam com uma batalha muito árdua uma vez que os processos ainda são muito manuais com dados em sistemas distintos, não se tem uma clareza sobre por onde começar e o contexto da elaboração dos relatórios de sustentabilidade ainda é muito fragmentado.

Por isso, para finalizar essa série com chave de ouro, vamos trazer um assunto que com certeza vai auxiliar você e sua empresa a seguir nessa jornada ESG de forma mais eficaz e eficiente. Hoje, vamos falar de como a tecnologia pode impulsionar as organizações nessa temática.

ESG e a Tecnologia

Como as práticas sustentáveis e o desempenho financeiro estão cada vez mais interligados, as corporações estão se tornando dependentes de novas tecnologias para navegar, filtrar e criar dados. Em função dessa revolução ESG, algumas atividades começaram a ser praticamente mandatórias, como:

  • Entender o desempenho atual da sustentabilidade e comparar com o histórico da empresa;
  • Determinar metas realistas e prever o sucesso futuro;
  • Criar planos acionáveis ​​e alcançáveis;
  • Monitorar o progresso em relação às metas em periodicidades menores como mensal ou trimestral.

Por muito tempo, todas essas informações eram controladas somente com planilhas e outras ferramentas tecnológicas relativamente primitivas, gerando erros e dados imprecisos. Análises robustas de um framework tão dinâmico quanto o ESG exigem uma base tecnológica rigorosa.

As empresas que se destacam hoje no mercado ESG abusam da tecnologia para impulsionar medidas de sustentabilidade, e isso faz total diferença para os acionistas. A coleta de dados estruturados e não estruturados pode afetar na avaliação do progresso das empresas, ou a falta dele, em um mundo cada vez mais dinâmico. Isso pode influenciar diretamente como os investidores aplicam capital nas empresas comprometidas com esses pilares.

Com os dados coletados de forma mais eficiente, torna-se mais simples também grandes resultados em auditorias internas e avaliações por agências de rating.

A importância de um software para gestão ESG

Os dados ESG estão espalhados por diferentes departamentos, sites e regiões geográficas. Além disso, a maioria das empresas não possui protocolos para coleta de dados, portanto, essa atividade é propensa a erros.

Um software ESG ajuda a estratificar informações e transformá-las em dados fundamentais nos diagnósticos de uma operação, além de permitir a tomada de decisões de forma assertiva em diferentes níveis de uma organização. Essa ferramenta poderá apoiar na definição de metas, controle de riscos e elaboração de relatórios, monitorando o desempenho ESG ao longo do tempo. O processo pode ser automatizado de ponta a ponta, economizando tempo e esforço, além de reduzir o risco de erro humano.

Não importa onde você esteja em sua jornada, ter um software ESG certo pode ajudá-lo a atingir seus objetivos.

eBook ESG

Escolhendo o software ESG certo

Ao avaliar soluções ESG, é fácil cair na armadilha de procurar um software que simplesmente rastreie as métricas ambientais (ou seja, a parte “E” do ESG) e produza um relatório com os dados. Mas lembre-se o ESG é composto por três pilares e um ferramenta deverá ajudar na gestão de todos eles.

Há ainda soluções que lhe ajudarão somente no controle das métricas, mas aí vai outra dica, para ter as práticas ESG implementadas, não basta somente controlar indicadores. É necessário que haja um gerenciamento do universo que está envolto desses KPI´s. Afinal, do que adianta ter um controle de emissão de gás carbônico, obter resultados fora do estabelecido como meta e não tomar ações sobre isso? Por isso é tão importante um software que apoie em toda a gestão integrada dos pilares.

É de extrema relevância também que a ferramenta faça integração entre o desempenho ESG da sua empresa e sua gestão de riscos. A mitigação dos riscos está totalmente ligada ao gerenciamento de sustentabilidade, portanto, um software ESG também deve ter um componente em que os riscos serão identificados, avaliados e tratados.

SoftExpert ESG

Agora que você já sabe qual é a importância de uma gestão ESG eficiente para as empresas, conheça o SoftExpert ESG, uma solução corporativa completa para a gestão integrada dos pilares ambientais, sociais e de governança corporativa.

Por meio de uma plataforma de software ESG integrada é possível estruturar processos e políticas para gerenciar e controlar com eficácia todas as iniciativas e indicadores ESG em sua organização, podendo utilizar frameworks populares como GRI, ODS, SASB, MSCI, ou ainda criar modelos de indicadores e relatórios personalizados.

O SoftExpert ESG permite desde a compilação eficiente de dados para divulgação de relatórios de sustentabilidade até a otimização e automação de processos e operações que contribuem diretamente para os resultados ESG. Painéis gerenciais (dashboards) possibilitam que as empresas tenham acesso às informações atualizadas sobre o status de todas as atividades e indicadores de desempenho relacionados aos três pilares.

Por meio de recursos completos, as organizações podem administrar os dados sobre governança corporativa, práticas operacionais, impactos ambientais, políticas para reduzir riscos e manter a conformidade além de relatar aspectos sociais, como saúde e segurança dos funcionários. Centralizar as métricas de sustentabilidade em uma única plataforma aumenta a produtividade, a integridade dos dados e economiza um tempo valioso das equipes, permitindo principalmente, que o conselho de administração tome as melhores decisões para assegurar que os sistemas estejam alinhados às estratégias ESG.

Entre em contato com os nossos especialistas. Eles buscarão entender seus desafios e propor a melhor forma de implementar a solução ESG para atender suas necessidades.

Quero falar com a SoftExpert

Você se interessou em aprender mais sobre ESG depois de ler este artigo? Então convido você a conhecer outros conteúdos que nós já elaboramos sobre este assunto aqui no blog!

Confira também a série de vídeos que preparamos sobre o tema no canal do Training SoftExpert no Youtube.

 

Camilla Christino

Autor

Camilla Christino

Camilla Christino é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert, formou-se em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia. Detém sólida experiência na área de qualidade em indústrias de alimentos com foco em acompanhamento e adequações de processos de auditorias interna e externa,documentação do sistema de gestão da qualidade (ISO 9001, FSSC 22000, ISO/IEC 17025), Controle da Qualidade, Assuntos Regulatórios, BPF, APPCC e Food Chemical Codex (FCC). Ela também é certificada como auditora líder na norma ISO 9001:2015.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade