Krona aumenta produtividade e aprimora a gestão de processos e de indicadores com tecnologia da SoftExpert.

O Grupo Krona atua no desenvolvimento e fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC e PPR. Com receita bruta consolidada em 2017 de R$ 600 milhões, a companhia conta com 1.200 colaboradores distribuídos em três plantas, sendo duas em Joinville (SC) e uma em Marechal Deodoro (AL).

Desafio

O Grupo Krona buscava estruturar uma Gestão por Indicadores de alta performance com a implementação da metodologia de Balanced Scorecard (BSC). O intuito era incluir todos os indicadores definidos no mapa do planejamento estratégico da empresa e realizar o monitoramento dos resultados e acompanhamento da evolução através de dashboards dinâmicos.

“Queríamos compor uma montagem das perspectivas, objetivos estratégicos e indicadores baseados na metodologia da Fundação Dom Cabral e Lean Manufacturing”, revela o gerente de TI da empresa, Sidnei Marcelo Moreira de Matos.

Na frente de gestão de processos, a Krona precisava eliminar controles externos e manuais para registrar todas as etapas e ações do processo de devoluções de mercadorias dentro do Grupo Krona, substituindo-a por um sistema que pudesse oferecer a gestão automatizada deste processo.

A Solução

Para enfrentar este desafio, a companhia investiu no SoftExpert Excellence Suite, uma plataforma para a excelência na gestão, aprimoramento de processos e conformidade regulamentar com 38 módulos nativamente integrados que compõem 12 soluções corporativas.

A ferramenta faz parte da espinha dorsal de três camadas da Krona: Operacional, Tático e Estratégico.

As soluções em uso são:

Os Resultados

Com apoio da tecnologia da SoftExpert, a empresa aprimorou a gestão de suas rotinas e dos indicadores de desempenho.

A ferramenta ajudou a consolidar o modelo Lean dentro da Krona. Agora, todos projetos, planos de ação, indicadores, projetos, estão concentrados em um único ambiente. Com a solução, a companhia conseguiu padronizar e melhorar processos de análise e interpretação de problemas, com acompanhamento pontual de itens mais críticos.

“Evoluímos etapas importantes para a excelência na gestão, pois estamos criando rotinas utilizando todas as ferramentas disponíveis para que possamos aprovar os projetos de acordo com relevância, prioridade, payback e geração de caixa para a companhia. A proposta é conseguirmos dar vazão aos projetos com maior retorno financeiro. Todo a nossa estratégia está compilada dentro da solução para o Gerenciamento do Desempenho da SoftExpert”, destaca Matos.

Na frente de gestão de processos, a Krona eliminou controles externos e manuais e passou a registrar e gerenciar na ferramenta todas as etapas e ações do processo de devoluções de mercadorias dentro do Grupo Krona.

“Com a solução da SoftExpert, tivemos um ganho expressivo de mais de 50% de agilidade, pois o próprio sistema cobra as pessoas envolvidas nas tarefas com os follow-ups automáticos. Além disso, tivemos uma redução no tempo de resposta e atendimento aos clientes de cerca de 50%, além da integração com o nosso ERP”, salienta Matos.

Além disso, o SoftExpert Suite auxilia a empresa a estar em conformidade com o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

“O PBQP-H garante que os nossos produtos estejam dentro de normas que atendam os anseios da sociedade e a ferramenta nos ajuda a garantirmos o selo do PBQP-H, pois os processos associados a este programa também estão sendo gerenciados com o uso do sistema”, afirma Matos.

“O principal benefício da solução da SoftExpert foi a centralização de todos os principais indicadores em um único lugar, permitindo agilidade nas análises e possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva”, salienta Jonatan Faust, gerente de Produção da Krona.

Próximos passos

Agora, a companhia planeja a implantação dos módulos de Business Intelligence, de Gestão de Planos de Ação, de Gestão de Projetos e Serviços e de Controle de Atividades.

Baixar o Caso de Sucesso em PDF
Rodrigo Brum

Autor

Rodrigo Brum

Gestor de comunicação na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade