Como identificar novos líderes em sua empresa

Conheça 7 estratégias, dinâmicas e perguntas para identificar novos líderes e potencializar o sucesso da empresa e dos negócios.

A busca pela próxima geração de lideranças representa um dos maiores desafios para as organizações

As organizações estão preocupadas em como identificar novos líderes. Isso é ainda mais crítico quando se considera que grande parte do sucesso de uma empresa vem das decisões tomadas pelas lideranças. A escolha das pessoas corretas agora terá influência direta no crescimento dos negócios no futuro.

Algumas empresas procuram candidatos de fora para preencher papéis importantes, mesmo diante dos custos e dos riscos de contratar alguém que não se adapte à cultura organizacional.

Em outras, faltam ferramentas básicas para a gestão de talentos. Isso acaba gerando ainda mais dúvidas sobre como identificar novos líderes de maneira correta.

Este artigo apresenta conselhos para ajudar a identificar novas lideranças que ainda estão ocultas em sua empresa.

Quais estratégias podem ajudar a empresa a identificar novos líderes?

Priorização da força de trabalho

Desenvolver e manter os colaboradores é mais barato do que buscar por novos profissionais no mercado. Ferramentas como e-Learning corporativo facilitam este processo.

Para orientar as empresas em como identificar novos líderes, programas internos para desenvolvimento de lideranças são uma ótima maneira de avaliar e identificar candidatos promissores.

O apoio de consultorias externas pode ajudar a formatar estes programas. No entanto, eles devem atender sob medida as necessidades da empresa. Nem sempre uma metodologia de prateleira irá se adaptar ao cenário da organização. Ela pode não atender as reais necessidades de desenvolvimento.

Promoção e incentivo do job-rotation

Através do job-rotation, os colaboradores são alocados para diferentes funções dentro da empresa. Os desafios que surgem ao entrar em contato com novas responsabilidades em funções desconhecidas permitem que as pessoas ampliem seu conhecimento e aprimorem suas competências.

Alinhamento das metas de desempenho

O dinamismo do mercado e as mudanças cada vez mais rápidas impactam também as avaliações de desempenho. Elas passam a ser realizadas em espaços de tempo cada vez menores. Em alguns casos até de forma diária. O grande benefício de realizar avaliações de desempenho “em tempo real” é promover e acelerar as mudanças. Elas ajudam a alinhar rapidamente as metas de desempenho com os desejos e metas de funcionários com alto potencial para liderança.

Como identificar novos líderes com perfil adequado?

1. Realize avaliações preditivas

Através das ferramentas preditivas é possível avaliar o comportamento das pessoas no trabalho e por que elas se comportam daquela maneira. Os padrões identificados apontam qual será o comportamento provável da pessoa no futuro, diante de um contexto semelhante.

Elas são úteis para identificar colaboradores com grande potencial e também aqueles com perfil incompatível com os papéis de liderança.

Em primeiro lugar, os gestores devem determinar quais habilidades e características são obrigatórias para cada papel. Elas devem ser avaliadas tendo em mente o futuro da organização, para garantir que os novos líderes possam colocar em prática as estratégias de negócio.

Soluções de software especializadas são fundamentais nesta etapa. As avaliações preditivas envolvem grande volume de dados. Sem o apoio da tecnologia, o processo se torna inviável.

2. Se concentre na capacidade do candidato

O histórico de desempenho é um aspecto que ajuda a mensurar a experiência e a capacidade de um candidato. Seja cauteloso neste momento. Deixe o desempenho em segundo plano e priorize sempre o potencial quando buscar por novos líderes.

Alguns colaboradores apresentam desempenho excepcional e têm interesse em ocupar um papel de liderança, mas são considerados inaptos quando se trata de potencial.

Os gestores precisam focar nas capacidades dos candidatos. É crucial identificar quais são seus objetivos perante a empresa e se há potencial para crescer, para se comunicar claramente, expondo sua visão e construindo uma equipe, desenvolvendo e influenciando seus membros.

4. Busque por um coach

O entrosamento das pessoas tende a ser maior com líderes que orientam e auxiliam no desenvolvimento profissional, fazendo do coaching, uma das habilidades necessárias para os novos líderes. Por isso, ao buscar por potenciais candidatos, procure aqueles que estejam aptos a inspirar, aconselhar e estimular seus futuros liderados.

5. Avalie como o candidato se relaciona com a empresa

Líderes de grande potencial mostrarão um alto grau de interesse nos objetivos da empresa. Eles se envolverão nos planos e nas futuras estratégias da organização.

Ao avaliar os candidatos, faça estas perguntas:

  • Este colaborador contribui proativamente com boas ideias?
  • Ele propõe estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, simplificar um processo ou melhorar os resultados?
  • Ela mostra interesse de ir além para obter resultados em nome da equipe e da organização?

Se você respondeu sim, é provável que você tenha identificado um funcionário com as características de um futuro líder.

6. Busque referências dos candidatos

Converse com os gestores e demais funcionários, que trabalham ou já trabalharam diretamente com os candidatos potenciais. Identifique, através destes feedbacks, quais características são relevantes para funções de liderança.

Apenas tome cuidado com quem conversar em busca de referências, para eliminar o risco de parcialidade.

7. Busque por pessoas orientadas a resultados

Procure por líderes que se mostrem motivados em alcançar resultados. Estas pessoas gostam de novos desafios e os encaram como uma forma de ampliar seus conhecimentos. Elas se preocupam com a qualidade do seu trabalho e procuram sempre melhorar.

E para concluir, provavelmente existem pessoas com grande potencial de liderança entre os colaboradores de sua empresa. Talvez eles não estejam cientes disso, mas você pode ajuda-los a descobrir.

Agora que você já sabe como identificar novos líderes, saiba que a SoftExpert pode ajudá-lo. O SoftExpert HDM é uma solução em software que apoia na identificação, desenvolvimento e qualificação destes potenciais líderes e sucessores. Ele acelera o desenvolvimento das habilidades alinhadas às estratégias de negócio da empresa.

Conheça o SoftExpert HDM

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade