Conheça metodologias de melhoria contínua para otimizar os processos da sua empresa, tornando-os mais rápidos e eficientes.

Os processos da sua empresa estão padronizados e automatizados, mas ainda assim complexos e difíceis de entender? Acontecem variações com frequência na qualidade do produto final? Existe dificuldade em integrar pessoas de fora da sua organização, como clientes e fornecedores nos processos internos?

Até mesmo processos automatizados podem ser muito complexos ou conter etapas desnecessárias. Isso dificulta a interação das equipes e a capacidade de expansão de uma organização, consumindo muito mais tempo e dinheiro.

É aqui que a melhoria contínua entra em cena

Trata-se de um conjunto de ações promovidas por uma organização para otimizar continuamente seus produtos serviços e, claro, processos. Ela consiste em fazer mudanças incrementais para melhorar a eficiência e a qualidade dos processos, além de rastrear continuamente seu desempenho para encontrar ineficiências e erradicá-las.

Existem diversas metodologias que ajudam a identificar oportunidades de melhoria e aprimorar a execução dos processos. Veja a seguir como algumas delas podem te ajudar com a melhoria contínua na sua empresa.

Metodologias para otimizar processos

  • Lean: focada na redução de desperdícios.

O Lean agiliza os fluxos de trabalho, minimiza o desperdício, gerencia estoques, reduz redundâncias, melhora a qualidade e nutre processos de trabalho com valor agregado.

  • PFMEA: para identificar riscos em novos processos e mudanças.

O PFMEA analisa cada etapa do processo para identificar riscos e possíveis erros de várias fontes diferentes (6M).

Os indicadores ajudam a definir e implantar estratégias, além de monitorar o progresso regularmente, evitando surpresas e imprevistos.

 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre as metodologias de melhoria contínua? Convido você a baixar o eBook: Transformação de processos digitais – Nível 4: Otimizar Processos.

Nele apresentamos mais detalhes sobre cada uma das metodologias e os benefícios da otimização de processos aliada à transformação digital. Veja também como o SoftExpert Excellence Suite pode auxiliar com a melhoria contínua de processos na sua empresa.

eBook: Transformação de processos digitais - Nível 4: Otimizar Processos

 

Bruna Borsalli

Autor

Bruna Borsalli

Bruna Borsalli é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química e de Segurança do Trabalho com especialização em Gestão da Qualidade, detém experiência na área de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), certificação de Auditora Interna de Sistema de Gestão Integrado (SGI) - ISO 9001 | 14001 | 45001 e Six Sigma Yellow Belt.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade