Como solucionar reclamações de cliente de forma mais rápida?

Como solucionar reclamações de cliente de forma mais rápida?

Saiba como as reclamações de cliente tem ajudado as empresas a melhorar o engajamento com seu público e a elevar a qualidade de produtos e serviços.

Lidar com reclamações de cliente faz parte do cotidiano das empresas. Afinal, elas não são perfeitas e podem protagonizar situações que não serão toleradas por quem consome seus produtos e serviços. Esses feedbacks são fundamentais, uma vez que revelam oportunidades de melhoria e ajudam a planejar e direcionar os esforços para aperfeiçoar as atividades. No entanto, uma relação de qualidade com os clientes depende de boa comunicação. Eles precisam se conectar com a empresa de alguma maneira.

Essas manifestações podem chegar de várias formas:

  • Chamadas telefônicas
  • E-mails
  • Redes sociais.

Uma plataforma eletrônica centralizada é crucial para agilizar o tratamento das reclamações, independentemente da origem. Responder rapidamente é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o cliente e está disposta a ajudá-lo.

Gerenciar reclamações de clientes através de uma plataforma centralizada pode trazer benefícios para a empresa, como:

1. Proporcionar maior visibilidade e controle

A comunicação através de uma plataforma centralizada ajuda as organizações a compreender melhor as reclamações e também as percepções do mercado sobre seus produtos e serviços. Ao identificar as fraquezas, as organizações terão mais facilidade para trabalhar em melhorias e satisfazer seus clientes.

2. Garantir a rastreabilidade de todos os eventos

Um ambiente centralizado permite organizar e tratar as reclamações de diferentes formas, de acordo com a prioridade, produto ou serviço envolvido. Além disso, possibilita acompanhar cada etapa do processo, desde o registro até a verificação de eficácia das ações. A capacidade do sistema de distribuir e rastrear tarefas eletronicamente, soluciona os desafios de controle de prazos e responsabilidades.

3. Acelerar o tratamento e melhora a tomada de decisão

Com o processo eletrônico, todas as partes necessárias são envolvidas e notificadas de forma automática. Os controles manuais realizados através de e-mails, documentos em papel ou planilhas podem ser eliminados.

Processos gerenciados eletronicamente geram estatísticas mais confiáveis, o que permite que as decisões sejam tomadas de forma mais segura.

Manter os clientes satisfeitos, é fundamental para se manter competitivo em qualquer segmento. Para superar esses desafios, o apoio da tecnologia correta também é fundamental.

A SoftExpert pode ajudar a sua empresa a gerenciar os processos de reclamação e elevar continuamente a satisfação dos seus clientes.

Conheça o SoftExpert Action Pack

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade