Project Portfolio Management

Entenda o conceito de gestão de portfólio de projetos e sabia como simplificar sua gestão através do SoftExpert Suite. Leia agora!

O SoftExpert Projeto recebeu melhorias e agora ficou mais simples fazer o gerenciamento de portfólio de projetos. Por isso preparamos este artigo explicando qual a relação entre projetos e portfólio. Tratamos da importância de gerenciar portfólio e como a solução da SoftExpert pode ajudá-lo nesta tarefa. Vamos lá?

Afinal de contas, o que é o gerenciamento de portfólio de projetos?

É muito comum ouvir o termo Gestão de Portfólio entre profissionais da área de projetos. Entretanto, nem sempre este conceito é compreendido de forma correta. Muitas vezes, as pessoas entendem que o gerenciamento de portfólio consiste em gerenciar diversos projetos ao mesmo tempo. Ou confundem a gestão de portfólio com alguns aspectos da gestão de projetos, tratados pelo PMBOK.

O gerenciamento de portfólio de projetos é um conceito que uma organização deve seguir para alcançar seus objetivos estratégicos. Diante de uma carteira (portfólio) com diversas possibilidades, cabe ao Gerente de Portfólio avaliar e selecionar apenas aqueles projetos alinhados com as estratégias e que possam agregar valor ao negócio. Em outras palavras, este conceito busca garantir que somente “o trabalho certo seja feito”.

Já a gestão de projetos está mais ligada com as questões operacionais. Depois que já se sabe qual é o trabalho correto a ser feito, esta disciplina visa garantir que “o trabalho seja feito da maneira certa”. É papel do Gerente de Projetos alocar os recursos, controlar os custos e os prazos, a fim de que os objetivos do projeto sejam alcançados.

Por que as empresas devem se preocupar com a gestão de portfólio?

O gerenciamento de portfólio permite que as empresas possam se concentrar somente naqueles projetos que são relevantes. Ao mesmo tempo, elas poupam esforços com dezenas de projetos sem importância.

Este direcionamento é fundamental para prevenir a sobrecarga dos recursos. Isso também ajuda a evitar que projetos sejam cancelados por serem pouco viáveis ou por produzirem pouco resultado.

Projetos que simplesmente entram em execução sem critérios bem definidos, acabam negligenciando as estratégias de negócio e geram desperdício de recursos.

Por fim, a prática do gerenciamento de portfólio fortalece os projetos de inovação nas empresas.

Como o SoftExpert Excellence Suite simplifica o gerenciamento de portfólio de projetos?

Olhar para uma carteira de projetos e decidir quais serão selecionados, sempre foi uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Nem sempre é fácil determinar o quanto cada projeto poderá contribuir para que a empresa alcance seus objetivos estratégicos.

O SoftExpert Projeto recebeu melhorias e agora está mais fácil selecionar os projetos. Além de simplificar o dia-a-dia dos Gerentes de Portfólio, a ferramenta fornece insumos que garantem maior segurança nas tomadas de decisão.

Veja como ficou mais simples:

Através da criação de diferentes cenários, é possível realizar análises e selecionar apenas os projetos ou programas que estejam dentro do orçamento do portfólio. As organizações também poderão visualizar de forma clara de que maneira os investimentos estão distribuídos entre os objetivos estratégicos.

Compare os projetos através de diferentes cenários
Compare os projetos através de diferentes cenários

O SoftExpert Suite permite comparar cenários e pode selecionar automaticamente os projetos. Ele leva em conta o orçamento do projeto vs. o orçamento disponível no portfólio.

Através de ferramentas de análise como Fronteira Eficiente, Objetivo vs. Orçamento e Dispersão, os Gerentes de Portfólio podem identificar quais projetos são mais ou menos vantajosos para a organização.

Identifique quais os projetos mais vantajosos para a organização
Identifique quais os projetos mais vantajosos para a organização

E na sua empresa? Você consegue selecionar os projetos relevantes, de forma simples e rápida e dentro do orçamento definido? Saiba mais sobre a solução de Gestão de Projetos e Portfólios da SoftExpert.

Saiba mais sobre o SoftExpert PPM

Jean Briesemeister

Autor

Jean Briesemeister

Product Owner da solução de PPM na SoftExpert, com mais de 12 anos de experiência na área. Graduado em sistemas de informação com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade