Para alcançar a Excelência Operacional é preciso descobrir e estruturar as melhores práticas conforme o contexto da sua organização. Foco no cliente, Liderança, Engajamento das pessoas, Abordagem de processos, Melhoria, Tomada de decisão baseada em evidências e Gerenciamento de relacionamento são os 7 princípios de qualidade.

Saber reconhecê-los é crucial para estabelecer uma diretriz de comportamentos, atividades, processos e tecnologias.

SAIBA MAIS

As 5 ações de ouro para o gestor no treinamento de suas equipes

O segredo para gerenciar não conformidades de maneira eficiente

Análise de causa raiz – Resolvendo problemas definitivamente

A análise do crescimento do mercado é essencial para nutrir e viabilizar o ambiente no qual as organizações estão inseridas. Isso permite respostas e melhorias precisas destinadas a nichos específicos, resultando em um engajamento melhor por meio de esforços operacionais.

Promover a conscientização e prática da qualidade aumentar os ativos econômicos, humanos e tecnológicos disponíveis em seu próprio ambiente de mercado. É um cenário de ganha-ganha, fornecer e explorar informações e recursos.

Neste artigo você vai aprender sobre:

Priorização dos valores do cliente

O foco no cliente é uma grande preocupação das organizações, onde todas as ações e procedimentos devem alcançar as necessidades e expectativas do cliente.

Empresas engessadas que pensam mais em custo e a eficiência são obcecadas com a maximização da qualidade dos produtos e serviços. Mas a verdade é que a lealdade e os valores do cliente devem ser priorizados para alcançar o alto desempenho e excelência. Prestar atenção na satisfação de seus clientes e identificar o que precisa ser feito, ajuda quando o mercado começa a mudar seu foco.

Investigar e medir as percepções e cultura dos consumidores ajuda a criar relacionamentos mais duradouros, permitindo que clientes fiquem cada vez mais perto das organizações.

Condutas da Liderança

Para começar a excelência operacional um líder deve motivar seus funcionários a buscar conhecimentos relacionados ao contexto da organização.

Um estilo de liderança cativante promove práticas de excelência no desenvolvimento e comportamento de cada pessoa em qualquer departamento. Sua atitude e conduta são consideradas e comprovadas como um dos principais motivadores para alcançar e manter qualidade e desempenho.

As empresas devem explorar o papel da liderança liberal para alcançar as metas operacionais, revezando as autoridades dos membros. Com um processo supervisionado que permita recompensas e reconhecimento quando os resultados são alcançados.

Enfatizar o fator humano é fundamental para criar uma atmosfera de confiança, aumentando o engajamento e compromisso entre a equipes e gestores.

Percepção dos recursos humanos

A globalização elevou o nível de competitividade das indústrias, de modo que para prosperar as organizações precisam descobrir formas de gerenciar. O mercado empreendedor tem mostrado que as melhorias são feita por meio de práticas de gerenciamento de recursos humanos. Atividades como redesign de cargos, empoderamento, treinamentos e incentivos e reconhecimento são ações de excelência operacional.

Funcionários treinados para melhorar sua proficiência e capacidade de aprender e ensinar, fortalece sua lealdade com a empresa.

Motivação e a carga de trabalho são fatores importantes para a excelência operacional.

Criar situações favoráveis ​​para que eles possam se sentir confortáveis em compartilhar a visão e a missão da empresa durante e após sua atividade.

Quando os funcionários acreditam e vêem que seus esforços sendo percebidos e atendidos pela empresa, eles garantem naturalmente a satisfação dos clientes. Portanto, influenciar o sucesso das pessoas é um dos principais fatores que afetam a operação e pode suavizar a implementação da excelência.

Efeitos do gerenciamento de processo

O gerenciamento de processos garante que as partes interessadas estejam alinhadas com o objetivo estratégico da excelência operacional. Criar e manter os processos entre as operações e os clientes tem sido explorado e atualizado por muitos gerentes e supervisores.

Mesmo que a reconstrução do processo seja um empreendimento lento e doloroso, o esforço vai além das metas e objetivos. Desenvolvendo o aprendizado de todos os envolvidos e selando-os no conhecimento da organização com sua missão, visão e valores.

Portanto, o gerenciamento “em campo” ajuda as equipes na resolução de problemas e nas mudanças necessárias para alcançar a excelência operacional. A implementação destes processos requer uma transformação adequada no local e nos processos.

Questões como integração, recursos externos e adaptabilidade mudam constantemente e permitem experimentar idéias que conectem funcionários e clientes.
Excelência Operacional empresas brasil

Esclarecer a Excelência Operacional

Um processo que estabelece metas de qualidade, com opções para alcançar os objetivos, ressalta o envolvimento da gestão para esclarecer estratégias. Os líderes devem identificar a excelência operacional e reforçar a priorização das atividade com ações e recursos que fortalecem as estratégias.

O plano do líder deve ser fácil de entender, para que as equipes operem considerando suas “entregas” em relação a excelência operacional. Um plano estratégico que todos entendem e acreditam, garante ações que caminham para o mesmo lugar, firmando o posicionamento da companhia no mercado.

Maiores desafios dos líderes para implementação da excelência e qualidade:

  • Planejamento estratégico fraco
  • Dificuldade de integração
  • Escassez de recursos e o
  • Baixo empoderamento dos funcionários

Ambiente de melhoria

Dados corporativos e informações de mercado estão cada vez mais complexos, fortalecendo a competitividade dentro e fora da organização. É vital obter acesso a fontes de informações e dados para desenvolver análises mais precisas.

Criar práticas que tornam as decisões baseada em evidências uma fonte de estratégias, traz mais informações oportunas, precisas e confiáveis. Isso possibilita minimizar conflitos com clientes/leads e reduzir a ambiguidade entre processos e procedimentos.

A correlação entre qualidade e compartilhamento de conhecimento é crucial para um ambiente de melhoria. As organizações adotam novas tecnologias para facilitar e escalar o fluxo de informações .

Portanto, estas melhorias irão constantemente afetar o comportamento, questões legais, éticas e culturas das organizações.

Conclusão

As melhores práticas para excelência operacional ocorrerão efetivamente quando os líderes se comprometerem com práticas de qualidade. Os resultados são alcançados estimulando o conhecimento, recrutamento, treinamento por meio processos adequados e fáceis.

O fator mais crítico é promover a excelência nas mentes dos funcionários e manter o foco nas necessidades, percepções e expectativas dos clientes. Adquirir dados e informações o quanto antes ajuda a filtrar as melhores ideias, estabelecendo estruturas que aceitem melhorias e críticas.

A construção de estruturas de conhecimento e execução, fortalecem as estratégias e permite que líderes promovam e reconheçam boas práticas. E por último, mas não menos importante, para manter a excelência uma vez alcançada, essas práticas devem ser expostas a críticas, revisões e melhorias regulares.

Raphael Gonçalves Arias

Autor

Raphael Gonçalves Arias

Analista de Marketing de Produto da SoftExpert, Raphael Arias tem mais de 8 anos de experiência na indústria de TI. Atuou com consultoria e implantação de soluções SaaS em empresas do setor de logística e gerenciamento de riscos. É graduado em Sistemas de Informação e possui MBA em Marketing.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.