Acelerando os resultados com os critérios Malcolm Baldrige

Sabia como acelerar os resultados em sua empresa com os critérios Malcolm Baldrige – Um modelo de excelência no desempenho.

Sua empresa é líder em seu ramo, mas ainda assim você está se perguntando como fazer melhorias incrementais para alcançar o mais alto nível de excelência de desempenho? Ou talvez o desempenho da sua organização possa melhorar e os líderes estão procurando um método para acelerar os esforços de melhoria. Ou, quem sabe, o desempenho esteja ruim mesmo, e você precisa de uma maneira de focar seus esforços na recuperação.

Um modelo de excelência no desempenho

O Prêmio de Qualidade Malcolm Baldrige é o mais alto nível de reconhecimento da excelência no desempenho em manufatura, saúde e educação. O prêmio foi desenvolvido na década de 1980 pelo Departamento de Comércio para ajudar as empresas americanas a competir melhor na economia global. Embora originalmente desenvolvido como um avaliação da qualidade do negócio, os Critérios Baldrige evoluíram para um sistema de gestão abrangente que inclui os mesmos critérios de excelência, independentemente da indústria.

Principais características dos Critérios Baldrige para Excelência no Desempenho:

  • Os critérios se concentram nos resultados do negócio. Quase 50% da pontuação de Baldrige é baseada em um conjunto equilibrado de resultados
  • Os critérios são não prescritivos e adaptáveis. Eles não dizem o que você tem que fazer – eles guiam você através de sua própria avaliação do que é importante e como você aborda essas áreas
  • Os critérios dão suporte a uma perspectiva de sistemas para manter o alinhamento de metas em toda a organização
  • Os critérios apoiam o diagnóstico baseado em metas – os critérios e as diretrizes de pontuação permitem avaliar desempenho organizacional e o progresso de sua melhoria

Por que os critérios Malcom Baldrige aceleram os resultados

As organizações que se candidatam a Baldrige adorariam, é claro, ter o reconhecimento de ganhar o Prêmio Baldrige; no entanto, a ironia é que aquelas que estão apenas aplicando para ter um troféu para colocar em sua estante de troféus não terão sucesso. A amplitude do processo de aplicação e avaliação garante que aqueles que ganham o prêmio sejam verdadeiramente exemplos excelência no desempenho na prática.

As organizações que se inscrevem para o Prêmio Baldrige ganham:

  • Uma perspectiva externa que identifique pontos fortes e oportunidades de melhoria. Cada organização é medida contra o mesmo conjunto de critérios com base nas características das organizações de alto desempenho.
  • Líderes alinhados, porque os critérios ajudam a criar um único foco compartilhado.
  • Foco nas mais altas prioridades organizacionais, já que os critérios oferecem um sistema de gerenciamento integrado que alinha os esforços de excelência de desempenho em toda a organização.

Um modelo baseado em valores

Um conjunto de valores essenciais formam a base dos critérios de Malcom Baldrige. Se você deseja ser uma organização representada por esses valores essenciais, o Baldrige é uma estrutura que o ajudará a atingir esse objetivo.

Estes são os valores do modelo Baldrige: perspectiva de sistemas, gestão para a inovação, liderança visionária, gestão por fatos, excelência focada no cliente, responsabilidade social, valorização das pessoas, ética e transparência, aprendizagem organizacional e agilidade, entrega de valor e resultados, foco no sucesso.

Aplicação, avaliação e feedback

No Baldrige e na maioria dos programas de prêmios de qualidade, as organizações enviam um formulário de 50 páginas com um perfil organizacional adicional de 5 páginas como prefácio. Uma chave para o sucesso ao escrever uma aplicação eficaz é garantir o alinhamento entre o perfil organizacional, as categorias de processos e as categorias de resultados. Uma aplicação Baldrige eficaz não é simplesmente um conjunto de respostas para as perguntas dos critérios. Seu documento de aplicação deve ser uma descrição formal de como sua organização opera. Existem três componentes para uma aplicação para o Baldrige:

1. Perfil Organizacional (Responde à pergunta: “O que é mais importante para nós?”)

O Perfil Organizacional é uma fotografia de seu ambiente organizacional e relacionamentos, ambiente competitivo, desafios e vantagens estratégicas e sistema de melhoria de desempenho. Escrever um perfil organizacional é o primeiro passo para sua jornada Baldrige.

O Perfil Organizacional descreve o que é importante para sua organização. O perfil inclui seus produtos e serviços, cultura, fatores-chave de sucesso, desafios estratégicos e sistema de gerenciamento de desempenho. Se você não fizer nada além de preencher o Perfil Organizacional com a contribuição da liderança sênior, você já terá uma ferramenta útil que ajudará a concentrar os esforços da sua organização.

2. Processos (Responde às perguntas: “O que fazemos, como fazemos e como melhoramos?”)

As respostas do processo abordam as seis categorias de processo:

  1. Liderança
  2. Estratégia
  3. Clientes
  4. Medição, Análise e Gestão do Conhecimento
  5. Força de Trabalho
  6. Operações

Examinadores Baldrige avaliam a maturidade dos sistemas e processos de sua organização (categorias 1-6) usando:

  • Abordagem – o que você faz?
  • Implantação – até que ponto você faz isso?
  • Aprendizado – você avalia e aprimora seus sistemas e processos?
  • Integração – quão bem a abordagem está alinhada às suas necessidades organizacionais?

3. Resultados (Responde à pergunta: “Fomos bem-sucedidos?”)

As respostas da categoria de resultados abordam as seguintes áreas de resultados:

  1.  Resultados do Produto e Processo
  2.  Resultados Focados no Cliente
  3.  Resultados Focados na Força de Trabalho
  4.  Liderança e Resultados da Governança
  5.  Resultados Financeiros e de Mercado

Examinadores Baldrige avaliam a maturidade dos resultados (categoria 7), considerando:

  • Níveis – qual é o seu desempenho atual?
  • Tendências – qual é o seu desempenho ao longo do tempo?
  • Comparações – qual é o seu desempenho em comparações apropriadas?
  • Integração – quão bem os resultados de desempenho atendem aos principais requisitos de cliente, mercado e processo?

Uma abordagem sistemática para melhoria

As avaliações Baldrige são confidenciais. Os examinadores são obrigados a manter a confidencialidade e não divulgam as organizações que avaliam. O processo de Baldrige é focado em ajudar sua organização a melhorar – os resultados não são reportados a ninguém fora do programa Baldrige até você ganhar o Prêmio Baldrige. Nesse ponto, você é obrigado a compartilhar sua jornada de excelência de desempenho e as melhores práticas como um método de ajudar a promover a excelência no desempenho.

Qualquer organização que esteja trabalhando em melhoria contínua progrediu ao longo da jornada de Baldrige. Quais etapas a sua organização pode antecipar em uma jornada de Baldrige para a excelência no desempenho?

  • Conscientização – a chave para o sucesso de um esforço do Baldrige é garantir a compreensão e o compromisso da equipe de liderança sênior. O compromisso dos líderes seniores não é uma opção – é uma exigência!
  • Avaliação – uma avaliação inicial pode ajudá-lo a determinar onde sua organização está em relação aos Critérios Baldrige. A avaliação pode ajudar a criar entendimento e identificar lacunas iniciais de desempenho. Existem vários métodos para realizar essa avaliação – online, em papel, entrevistas ou uma combinação de todos. Esta avaliação pode também ser uma ótima maneira de apresentar o Baldrige à organização.
  • Inscrição – desenvolva e envie a inscrição para o Baldrige. Uma abordagem de escrita em equipe pode acelerar o processo de inscrição.
  • Avanço – com base nos resultados de sua inscrição, concentre seus esforços de aprimoramento determinando a melhor forma de sustentar suas forças e priorizar e abordar suas oportunidades de melhoria.

Conclusão

A jornada Baldrige não é fácil. Aqueles que veem o Prêmio Baldrige apenas como um troféu para adicionar à prateleira de troféus de sua organização acharão isso frustrante. Mas os líderes que têm uma visão de excelência no encontrarão nos Critério Baldrige, no processo de aplicação e avaliação e o no relatório de feedback resultante um roteiro envolvente, inspirador e prático para sua jornada rumo à excelência de desempenho.

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade