Você sabia que seu departamento de RH tem muito a ganhar com o uso do BPM? Quer saber como? Leia o texto a seguir e descubra.

Os funcionários são a base de todo negócio de sucesso. É por isso que a gestão de recursos humanos (RH) é tão importante. O departamento de RH desempenha uma ampla variedade de funções e é responsável por ajudar os funcionários a se sentirem seguros, valorizados e devidamente apoiados. Uma gestão eficaz de recursos humanos garante que o departamento de RH funcione sem problemas e continue a evoluir ao longo do tempo.

Vamos pensar em algumas das principais atividades do departamento:

  • Requisição de pessoal
  • Integração de novos contratados
  • Saída de funcionários
  • Requisição de treinamento
  • Avaliação de desempenho
  • Controle de ponto
  • Requisição de férias e licenças extraordinárias
  • Mudança de cargo/localização do funcionário
  • Solicitação de desconto do funcionário

Agora imagine todas essas atividades sendo realizadas em papel. Sim meus colegas do RH, isso aconteceu em um passado não muito distante. Eram requisições empilhadas aos montes nas mesas. Difícil acreditar que poderia ser funcional e eficiente.

Bem, depois vieram os e-mails, os salvadores de todos os problemas. Quem dera, não é mesmo? As solicitações saíram das mesas e foram parar nas caixas de entrada. Completando tudo isso com um time geralmente enxuto, utilizando planilhas e mais planilhas de Excel e trabalhando sob estresse diário… É, o time do RH não tem sossego!

Mas você sabia que realizar as atividades do seu dia a dia pode ser um processo mais rápido, eficaz e menos doloroso?  A Transformação Digital está evoluindo não apenas na forma como fazemos negócios, mas também está afetando nossa relação como humanos, então a mudança deve começar na forma como os Recursos Humanos operam.

Você já ouviu falar de BPM?

O BPM (Business Process Management), em português Gestão de Processos de Negócio, pode ser definido como uma estratégia para gerenciar e melhorar o desempenho de um negócio por meio da otimização contínua de processos de negócios em um ciclo fechado de modelagem, execução e automação, medição e melhoria. Deixo aqui três materiais interessantes para você se aprofundar mais sobre o tema:

Agora você deve estar se perguntando: “E como o BPM se encaixa no meu departamento de RH?”. Bem, são inúmeros os seus processos que, seja qual for a função, o BPM pode agilizar a tarefa, permitindo que sejam replicáveis, sustentáveis ​​e, o melhor de tudo, eficazes. Conheça a seguir alguns dos benefícios da automação dos fluxos de trabalho de RH:

  • Atenda melhor seus funcionários – Evite que eles tenham que pedir várias vezes a mesma coisa. Eles podem receber notificações automáticas em cada etapa do fluxo de trabalho e acompanham o andamento de suas solicitações. Ninguém é deixado para trás.
  • Menos papel, menos custo – Reduza o processo baseado em papel. Da mesma forma, elimine a necessidade de armazená-los e transportá-los entre departamentos ou pior, entre unidades.
  • Tenha produtividade – Evite que papéis ou e-mails sejam perdidos ou esquecidos e dê a sua equipe mais tempo para gerenciar as demandas importantes.
  • Meça seu processo – Obtenha KPI’s, como por exemplo, o tempo gasto em cada etapa, para melhorar sua gestão de recursos e tomar decisões mais acertadas e baseadas em dados.
  • Padronize – Alcance os resultados com mais facilidade, graças a padronização e qualidade na realização do trabalho.
  • Reduza os riscos – Com processos bem desenhados e monitorados, você deixa de se preocupar com erros de execução e fraudes.

Se você se interessa em saber mais sobre este assunto, convido a falar com um de nossos especialistas sobre a nossa solução BPM.  O SoftExpert BPM é solução mais completa e inovadora do mercado para automação e melhoria de processos, conformidade regulatória e excelência na gestão do desenvolvimento humano

Por meio de uma plataforma 100% web SoftExpert BPM melhora a visibilidade e o controle dos processos de negócio através de uma solução amigável e focada nas pessoas (human-centric). A solução estimula a melhoria contínua dos processos por toda a organização. Ela gerencia todas as etapas do seu ciclo de vida, desde a modelagem e otimização até a automação, execução e monitoramento.

Fale com um especialista

Camilla Christino

Autor

Camilla Christino

Camilla Christino é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert, formou-se em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia. Detém sólida experiência na área de qualidade em indústrias de alimentos com foco em acompanhamento e adequações de processos de auditorias interna e externa,documentação do sistema de gestão da qualidade (ISO 9001, FSSC 22000, ISO/IEC 17025), Controle da Qualidade, Assuntos Regulatórios, BPF, APPCC e Food Chemical Codex (FCC). Ela também é certificada como auditora líder na norma ISO 9001:2015.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade