Cipa promove ações alusivas à saúde do colaborador

Na SoftExpert, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) tem promovido ações e iniciativas em prol do bem-estar e da saúde dos colaboradores. Ao longo do ano, diversas atividades foram realizadas com o objetivo de fortalecer a cultura de cuidado e conscientização dentro da empresa.

Nós reunimos, neste post, um pouquinho das ações promovidas pela CIPA e um spoiler do que vem por aí!

A CIPA, em parceria com o SESI, é responsável pela realização da Ginástica Laboral, tanto presencial como remotamente. Com objetivo não somente da saúde física dos colaboradores com as ginásticas, mas também na orientação ergonômica durante o trabalho, a CIPA aborda temas relevantes para a comunidade em que está inserida.

Em janeiro, foi promovida uma palestra enriquecedora com o tema “Mente Saudável, Relações Saudáveis”, mediada por uma terapeuta ocupacional. A iniciativa buscou proporcionar aos funcionários conhecimentos sobre a importância da saúde mental e como cultivar relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Nos meses seguintes, diante da epidemia de dengue, a CIPA lançou uma campanha de alerta e prevenção, compartilhando informações relevantes sobre como evitar a propagação do vírus.

Em junho, mês voltado para a Campanha Junho Vermelho, a SoftExpert se engajou em uma nobre causa social em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Nessa ação, a CIPA incentivou os colaboradores a doarem sangue em suas cidades, e os participantes que aderiram esta ação receberam um presente da CIPA, como forma de agradecimento pela ação solidária.

No mês de julho, a CIPA dedicou um dia especial pela saúde e bem-estar dos colaboradores. Foram oferecidas aula de balance, proporcionando momentos de equilíbrio e relaxamento. Além disso, foram realizadas orientações sobre saúde mental, para um desempenho pleno no trabalho e na vida pessoal. Aqueles que estavam trabalhando presencialmente também receberam sessões de massagem, visando aliviar o estresse e a tensão do cotidiano. Além disso, frutas foram disponibilizadas no espaço de convivência da empresa, incentivando hábitos saudáveis de alimentação.

E as ações não param por aqui! Para este segundo semestre, temos um calendário repleto de atividades para cuidar dos colaboradores.

Nas próximas ações da CIPA, uma de grande importância será o Assédio, já que, desde Março/2023 por lei, a CIPA passou ter uma nova atribuição, além de carregar no seu nome: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. Tendo assim, a responsabilidade de incluir regras de conduta a respeito de assédios e outras formas de violência, igualdade e à diversidade no âmbito do trabalho nas normas internas da empresa, com sensibilização dos colaboradores.

Serão também abordados os temas das campanhas de âmbito nacional, para prevenção de suicídio, câncer de mama e de próstata. E como ação especial, como ocorre anualmente, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho acontecerá em Outubro. Essa semana será marcada por atividades online e presenciais que visam conscientizar sobre segurança no trabalho, prevenção de acidentes e cuidados com a saúde.

Na SoftExpert, a CIPA é comprometida em promover um ambiente saudável, seguro e acolhedor para todos os colaboradores. Acreditamos que cuidar de nossa equipe é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável da empresa. Juntos, seguiremos construindo uma cultura de cuidado, respeito e comprometimento, colocando sempre as pessoas em primeiro lugar.

    Juliana Silva

    Autor

    Juliana Silva

    Analista de Comunicação na SoftExpert, Juliana Silva é formada em Jornalismo, pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial e Relações Públicas, com atuação nas áreas de Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa.

    Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

    Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

    Por favor, preencha o formulário e fale conosco

    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Por favor insira um número válido.
    Campo obrigatório

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade