Matriz-de-materialidade

Matriz de materialidade: como engajar os stakeholders?

Leia este artigo para saber mais sobre como engajar os stakeholders para a construção de uma matriz de materialidade bem-sucedida.

Você sabe qual o papel dos stakeholders na elaboração da matriz de materialidade?

De maneira geral, o processo de análise de materialidade  consiste em realizar um questionário ou uma entrevista com os stakeholders para obter a visão deles sobre os temas que a empresa deve focar para melhorar ou manter a escalada de sucesso do seu negócio.

Eles podem fornecer uma ampla gama de perspectivas em toda a cadeia de valor sobre a estratégia de sustentabilidade de sua empresa. Além disso, engajar os stakeholders a fornecer sua opinião é essencial para conseguir selecionar e priorizar os temas da matriz de materialidade.

Para estruturar a matriz, cruzamos a opinião dos stakeholders com o ponto de vista da empresa, ou seja, o que cada um considera que seja prioridade e fundamental para a continuidade do negócio.

Quem são os stakeholders?

Todo negócio possui um grupo de pessoas que é impactado diretamente pelas ações da organização: os stakeholders. Essas pessoas podem ser:

  • colaboradores;
  • fornecedores;
  • clientes;
  • investidores;
  • acionistas;
  • conselheiros;
  • a comunidade ao redor;
  • entre outros.

Lembrando que é importante considerar os stakeholders internos (os que colaboram ativamente na empresa) e externos (não participam diretamente das operações mas exercem influência e são afetados diretamente pelos resultados da organização).

Avalie a posição, influência e principalmente o  impacto da opinião do stakeholder em questão ao selecioná-los para participar da análise de materialidade.

Quantos stakeholders devem ser entrevistados?

Não existe um número exato ou uma quantidade proporcional como regra a ser considerada. Deve-se buscar atingir as lideranças que tem influência ou poder de decisão dentro da organização.

Tomando como exemplo uma indústria: ao entrevistar os colaboradores do chão de fábrica, eles saberão informar o que é material ao seu negócio? O que é mais importante ou menos importante a nível estratégico?

Agora utilizando como exemplo um supermercado: o estabelecimento conta com 350 mil produtos, quantos stakeholders externos eu devo entrevistar?

Nesse caso é importante avaliar:

  • quais são os produtos mais vendidos?
  • quais geram maior margem de lucro para o supermercado?
  • quais produtos são reconhecidos por ter melhor qualidade?
  • quais produtos estão diretamente associados à imagem do estabelecimento?

A partir dessas informações é possível mapear e classificar os stakeholders, definindo o nível de importância e a sua influência no produto oferecido.

Como engajar os stakeholders?

Por fim, aqui temos algumas dicas do que pode ser feito para engajar os stakeholders e incentivar a sua participação na estruturação da matriz de materialidade:

  • Transparência: explique o trabalho que está sendo feito e o impacto da opinião dele no resultado final.
  • Boa comunicação: comunique o quanto a opinião desse stakeholder é importante para o negócio.
  • Não se contente apenas com o questionário! Veja se é possível agendar uma entrevista com o stakeholder.
  • Seja objetivo: pergunte o que ele considera importante para manter a qualidade dos serviços ou produtos da sua empresa.
  • Escute o seu stakeholder! Entenda como é a visão dele sobre a sua empresa.

No entanto, é muito importante considerar até que ponto a sua empresa é importante para esse stakeholder, afinal, ele irá dedicar o tempo dele para responder o que ele julga material para a sua empresa.

 

Você se interessou em aprender mais sobre ESG depois de ler este artigo? Então convido você a conhecer outros conteúdos que nós já elaboramos sobre este assunto aqui no blog!

 

    Bruna Borsalli

    Autor

    Bruna Borsalli

    Bruna Borsalli é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química e de Segurança do Trabalho com especialização em Gestão da Qualidade, detém experiência na área de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), certificação de Auditora Interna de Sistema de Gestão Integrado (SGI) - ISO 9001 | 14001 | 45001 e Six Sigma Yellow Belt.

    Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

    Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

    Por favor, preencha o formulário e fale conosco

    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Por favor insira um número válido.
    Campo obrigatório

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade