O Behavior Based Safety (BBS), ou Segurança Comportamental, é um processo que visa reforçar os comportamentos diários dos colaboradores e da liderança por meio de observações de segurança, reduzindo os riscos de acidentes no local de trabalho. Seja qual for o tamanho da organização, a aplicação do BBS necessita de uma equipe dinâmica e inovadora, que avalie e implemente ações com o objetivo de aprimorar continuamente o sistema de gestão da segurança do trabalho.

A ideia é que os próprios funcionários consigam gerenciar a segurança, identificando, compreendendo e medindo os riscos e, posteriormente, tomando ações que reduzam as chances de acidentes por meio da mudança de comportamentos.

É fundamental assegurar o comprometimento da alta direção e dos líderes além da adesão do trabalhador da linha de frente. A participação entre todos é crucial para que haja alinhamento com os objetivos do programa, caso contrário sua iniciativa de criar e manter um programa BBS provavelmente fracassará. Durante o estágio inicial de planejamento do programa, reúna uma equipe de profissionais que já esteja familiarizada com a segurança baseada em comportamento para ajudá-lo no programa e determinar as medidas de sucesso.

Como implementar um programa de segurança baseado em comportamento (BBS)

Para implementar um programa de segurança eficaz baseado em comportamento, sua organização deve estabelecer uma cultura de segurança que siga os seguintes passos:

1. Observação

Nessa etapa é avaliado como os funcionários cumprem suas tarefas no dia a dia. Os chamados “observadores” precisam ser funcionários que tenham treinamento em conduzir análise de segurança no local de trabalho e tenham experiência nas tarefas que estão observando;

É importante que toda a organização esteja ciente de qual será o período de observação para que a situação não seja qualificada como uma “armadilha” perante os funcionários.

2. Check list

Um formulário de check list de verificação pode ajudar a orientar o observador com foco nas ações, abordagens e atitudes dos funcionários

Esta lista de verificação deverá ter perguntas associadas ao contexto de um programa de segurança baseado no comportamento. Alguns assuntos abordados poderão ser as ações e decisões dos funcionários em relação à ergonomia, equipamentos de proteção individual (EPI), ferramentas e equipamentos, área de trabalho, procedimentos, proteção contra quedas e uso de produtos químicos.

3. Feedback

O feedback deve ser dado durante e/ou após a observação. Elogiar o bom comportamento encoraja as pessoas a continuarem essas práticas. Da mesma forma, o observador pode querer interromper e corrigir comportamentos indesejados ou inseguros à medida que observam isso acontecer para ajudar a romper as barreiras dos maus hábitos.

Incentive os observadores a manterem uma comunicação clara com os trabalhadores, registrando os motivos que levaram estes profissionais a ter um comportamento inseguro. Isso pode resultar na falta de recursos que ainda não foram abordados pela sua empresa.

Após a finalização da observação e todo o feedback compartilhado, o observador deve enviar os comentários do período para a equipe apropriada, que tomará ações para garantir que o bom comportamento continue.

É importante lembrar que o objetivo de um programa BBS é corrigir ao invés de punir comportamentos inseguros.

4. Metas

Como em qualquer programa, a aplicação de metas é uma atividade essencial para garantir sua eficácia. Algumas metas que podem ser aplicadas ao seu programa incluem redução de incidentes que poderiam ter causado acidentes ou ter 100% dos funcionários utilizando seus equipamentos de proteção individual (EPI) corretamente. O importante aqui é que as metas sejam mensuráveis e tangíveis. Ter metas gerenciáveis ​​com um plano de ação com certeza aumentará a probabilidade de um programa BBS ser um sucesso e garantirá o envolvimento de todos.

Benefícios do BBS

Os principais benefícios do programa de BBS são:

  • Visão compartilhada da cultura “zero acidentes”;
  • Redução significativa de acidentes;
  • Envolvimento dos colaboradores e trabalho em equipe;
  • Reforço positivo ao invés de responsabilização dos erros;
  • Consolidação de uma cultura eficiente em segurança;
  • Envolvimento e apoio direto e ativo da alta direção e níveis gerenciais.

Considerações finais

Com um programa BBS, toda sua organização, desde a gerência até os funcionários da linha de frente, está constantemente sob observação para descobrir tendências comportamentais inseguras.

O objetivo principal de um programa BBS é reforçar positivamente as práticas seguras além de identificar padrões comportamentais inseguros. Sempre que necessário, com o intuito de diminuir ou evitar acidentes, são geradas ações oportunas para mudanças fundamentais, aprimorando continuamente o sistema de gestão da segurança do trabalho.

Com a mudança de comportamento, os colaboradores passam a compreender melhor os riscos aos quais estão expostos e as atitudes que precisam tomar para evitar acidentes e outros desvios da segurança.

Você deve ter percebido que em muitas dessas etapas o uso de uma solução de software proporcionaria muitos benefícios. Se você ainda não usa nenhum software para te ajudar em toda a gestão do SSMA, conheça o SoftExpert EHSM, a solução da SoftExpert para a gestão do meio ambiente, saúde e segurança. 

Quero conhecer o SoftExpert EHSM

 

 

 

 

Camilla Christino

Autor

Camilla Christino

Camilla Christino é Analista de Negócios da SoftExpert, formou-se em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia. Detém sólida experiência na área de qualidade em indústrias de alimentos com foco em acompanhamento e adequações de processos de auditorias interna e externa,documentação do sistema de gestão da qualidade (ISO 9001, FSSC 22000, ISO/IEC 17025), Controle da Qualidade, Assuntos Regulatórios, BPF, APPCC e Food Chemical Codex (FCC). Ela também é certificada como auditora líder na norma ISO 9001:2015.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.