Auditoria Interna Remota

Deslocamentos e reuniões para inspeçoes estão quase impossíveis. Saiba que a auditoria interna remota pode ser uma boa solução agora e além da pandemia.

O momento atual pelo qual passamos está impondo a toda sociedade a necessidade de encontrar soluções para continuar suas atividades sob novas condições que incluem distanciamento social, restrições de deslocamento e outras medidas de segurança. A auditoria de qualidade está entre os processos que, no seu modelo tradicional presencial, tornam-se operações quase impossíveis. Diante de tais dificuldades, corre-se o risco de relaxar ou até mesmo deixar de fazer as auditorias internas. Porém, é sempre oportuno lembrar a importância das auditorias para preservar os procedimentos e a cultura de qualidade já implantada e, assim, manter as certificações duramente alcançadas.

Auditoria interna remota: Solução para o presente e para o futuro

A auditoria interna remota pode se tornar uma prática vantajosa, principalmente para empresas que sejam muito dispersas geograficamente ou tenham um grande número de unidades. Com a utilização das ferramentas de apoio corretas é possível realizar auditorias remotas tão eficientes quanto as presenciais, com a vantagem de poder realizá-las com maior frequência e em um maior número de sites devido ao seu custo otimizado.

Auditoria Interna Remota

Vantagens da auditoria remota

  • Não há necessidade de deslocamento de pessoal
  • Aumento da frequência e número de sites auditados
  • Disponibilidade dos auditores necessários no momento correto
  • Aumenta a amplitude da auditoria (mais sites podem ser auditados, mesmo muito distantes)
  • Cada vez mais pessoas estarão trabalhando “home office”
  • Redução de custos

Como acontece uma auditoria interna remota?

Uma auditoria remota é, na essência, idêntica a uma auditoria presencial.  Da mesma forma que no modelo físico, a auditoria deve se concentrar no escopo escolhido, garantir que as evidências sejam coletadas, validadas e arquivadas adequadamente. No entanto, as auditorias remotas exigem alguns cuidados extras que não podem ser negligenciados. Por exemplo:

  • Comunicar com antecedência aos envolvidos as tecnologias que serão utilizadas e o escopo da auditoria;
  • Verificar que todos tenham os equipamentos e recursos necessários (webcam, headphones, internet estável);
  • Instalar algum software de videoconferência (Skype, Microsoft Teams, etc)
  • Envolver o pessoal de TI quanto às questões de segurança de acesso;
  • Prever os registros que precisam ser avaliados no plano de auditoria;
  • Certificar-se de que as pessoas saibam operar os softwares que serão utilizados;
  • Realizar testes com antecedência;
  • Definir um tempo preparatório antes da reunião para os ajustes de conexão;
  • Deixar pré-estabelecido o que será feito caso ocorra queda na conexão.

Depois de concluída a auditoria, é fundamental que todo o resultado do trabalho seja formalizado no Relatório de Auditoria. Por meio dele é que os resultados serão compreendidos pela alta direção.

Conclusão

A interatividade e conectividade proporcionadas pelas ferramentas de tecnologia atuais abriram possibilidades para se manter e até mesmo otimizar processos que, à primeira vista, parecem impossíveis de serem realizados.

Para saber mais sobre este assunto, convido você a acessar o White paper Boas práticas para a implementação de auditorias remotas, da minha colega Camilla Christino, auditora líder da ISO 9001 com ampla experiência na área da qualidade.

E se você busca uma solução que facilita o planejamento, a preparação, a execução e o acompanhamento remoto de auditorias, te convido a conhecer o SoftExpert Auditoria. Entre em contato com os especialistas da SoftExpert e entenda as vantagens e benefícios que uma solução para gestão de auditorias pode proporcionar para sua empresa.

Conheça o SoftExpert Auditoria

Laurides Dozol

Autor

Laurides Dozol

Especialista em Gestão Empresarial pela FGV. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade