Leia este artigo e conheça os novos widgets do SoftExpert Kanban, que chegam para simplificar ainda mais os fluxos de trabalho da sua equipe.

Entender o que está acontecendo com o fluxo de atividades é o primeiro passo para propor e aplicar melhorias. Para isso é necessário analisar diversos aspectos das atividades, tais como tempo entre etapas, velocidade, entregas, entre outros.

KBN_PT02

Para auxiliar no processo de diagnóstico das atividades do SoftExpert Kanban foram disponibilizados widgets que podem ser encontrados a partir da versão 2.1.2 da ferramenta. Os widgets são análises que utilizam a estrutura do SoftExpert Analytics, o que permite grande flexibilidade na aplicação de filtros ou escolha do tipo de gráfico, de acordo com suas necessidades.

Confira os widgets do SoftExpert Kanban disponibilizados nessa versão:

1 Widget de Lead Time por atividade

O widget de lead time apresenta o tempo de duração total em uma atividade, do momento da sua criação até o seu fechamento. Essa análise permite acompanhar de forma individual cada uma das atividades, possibilitando uma avaliação mais detalhada em situações que possam divergir do processo. Além da informação apresentada, caso necessário, você pode estratificar o tempo em horas, bem como o tempo em cada etapa do seu fluxo, facilitando a identificação de gargalos no processo.

KBN_PT03

2 Widget de Histograma de Lead Time

O histograma de lead time apresenta informações de atividades agrupadas pelo seu lead time. Essa análise permite acompanhar se existe muita variação no processo, além de identificar pontos de atenção dentro do seu fluxo, pois se torna fácil identificar atividades com um lead time mais elevado que o normal.

KBN_PT04

3 Widget de Lead time médio por período

O gráfico de lead time médio por período apresenta a evolução do seu lead time ao decorrer do tempo, utilizando como informação a média do lead time do período. Com essa informação é possível analisar se existe oscilação do tempo médio de entregas dentro do seu fluxo.

KBN_PT05

4 Widget de Throughput

O widget de throughput representa a quantidade de atividades finalizadas dentro de um período de tempo de acordo com o tipo de atividade. Com o gráfico é possível analisar como estão as entregas do período, por exemplo, saber que tipos de atividades estão sendo finalizadas e se o número de atividades entregues está aumentando ou diminuindo.

KBN_PT06

5 Widget de CFD

O diagrama de fluxo cumulativo ou CFD (Cumulative Flow Diagram) é um gráfico de acompanhamento sobre o que está ocorrendo durante o fluxo das atividades. Com o gráfico é possível entender como está a evolução do seu processo acompanhando a quantidade de atividades por fazer, o que está em progresso e o que foi finalizado. O gráfico é dividido para cada etapa do seu fluxo, permitindo analisar possíveis pontos de atenção.

KBN_PT07

Agora que você conhece as novas ferramentas de análise do SoftExpert Kanban, atualize sua versão e aproveite os novos recursos da ferramenta.

Acesse já o Release Notes e confira todas as novidades do SoftExpert Suite!

Acesse o Release Notes

 

 

Gustavo Moreira

Autor

Gustavo Moreira

Product Owner da solução de EAM na SoftExpert. Com MBA em Governança em TIC pela Sustentare - Escola de Negócios.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade