Leia este artigo e saiba como identificar e evitar retrabalho em sua empresa. Descubra como evitar impactos indesejáveis em sua operação.

O retrabalho  é um dos principais fatores que atrasam e interferem negativamente na produção de uma empresa. As consequências do retrabalho são inúmeras, e nenhuma delas é boa.

Perda de tempo

Quando algo tem que ser refeito você não perde apenas o tempo para refazer esse processo, você perde também dinheiro.

É preciso considerar que primeiro você tem que parar, localizar o erro, recolher o produto, descobrir como e porque o erro aconteceu e, em seguida, tem que interromper o atual trabalho do seu colaborador para que ele refaça o processo.

Perda de qualidade

Afeta diretamente o funcionamento de toda a empresa. Isso porque uma organização funciona de maneira coletiva: cada funcionário tem a sua função e, juntos, todos compõem um processo de produção. Isso significa que se uma das etapas desse processo precisa ser refeita, todas as outras acabam sendo prejudicadas.

Insatisfação dos clientes

Essa é a pior consequência do retrabalho. Entregar algo errado ou danificado afeta diretamente a imagem de sua empresa. Cometa esse erro mais de uma vez e você provavelmente perderá um cliente.

Como ocorre o retrabalho?

Na maioria das vezes, esse problema é causado pela falta de planejamento do processo. Não planejar as futuras atividades é um grande erro, que aumenta consideravelmente as chances de retrabalho.

Além disso, a falta de comunicação acaba contribuindo para situações de retrabalho. Isso porque uma equipe que não está bem sincronizada tem mais chance de apresentar um resultado insatisfatório e que exija retrabalho.

Outra situação que também aumenta as possibilidades de ocorrer o retrabalho é a falta de uma revisão por parte da gerência, que precisa estar sempre antenada com todo o processo, revisando as etapas mais importantes.

Quais as consequências do retrabalho?

Além de causar uma possível desmotivação profissional no colaborador que precisa fazer tudo de novo, o retrabalho pode gerar consequências sérias para a empresa. A principal delas diz respeito à perda de tempo: uma vez que algumas das etapas precisarão ser refeitas, o tempo utilizado para isso será desperdiçado.

Outra consequência é a perda de dinheiro, o que para a empresa é ainda mais grave. Quando uma ação precisa ser refeita, aquilo que foi investido na ação que deu errado acaba sendo perdido. Se isso significar a necessidade de novos investimentos, a organização terá que arcar com maiores gastos.

Como evitar o retrabalho?

Existem algumas pequenas atitudes que podem contribuir bastante para evitar a necessidade de retrabalho, são elas:

  • Fazer um planejamento eficiente;
  • Estabelecer prazos e fazer o possível para que sejam cumpridos;
  • Efetuar uma comunicação clara e efetiva para toda a equipe;
  • Monitorar ações, seus objetivos e a efetividade de resolução.

eBook BPM

E, por fim, mas não menos importante, procure se aliar a tecnologias que otimizem a gestão dos processos.

 

Jeferson Santos

Autor

Jeferson Santos

Especialista em Qualidade. Analista de comercial na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade