A diferença entre calibração e validação de equipamentos

Manter os equipamentos calibrados e validados é fundamental para a garantia da qualidade. Mas qual a diferença entre calibração e validação de equipamentos?

A precisão de todos os dispositivos de medição se degrada com o tempo. E dispositivos com medições imprecisas podem prejudicar a qualidade do produto. Logo, este é um tema que exige uma atenção especial. É preciso manter os equipamentos calibrados e validados para garantir a qualidade final de seu produto. Mas qual a diferença entre calibração e validação de equipamentos?

A degradação dos dispositivos de medição, instrumentos e equipamentos geralmente é causado por desgaste normal. No entanto, mudanças na precisão também podem ser causadas por choque elétrico ou mecânico, ou por um ambiente de fabricação perigosa (com óleos, lascas de metal, etc.). Dependendo do tipo do instrumento e do ambiente em que ele está sendo usado, ele pode se degradar rapidamente ou levar um longo período de tempo.

O que é calibração de equipamentos?

Calibração é o processo de configurar um instrumento para fornecer um resultado para uma amostra dentro de um intervalo aceitável. Trata-se de uma comparação entre uma medida conhecida (o padrão) e a medição usando o seu instrumento. Normalmente, a precisão do padrão deve ser dez vezes maior que a precisão do dispositivo de medição que está sendo testado. No entanto, a taxa de precisão de 3: 1 é aceitável pela maioria das organizações de padrões.

A calibração dos instrumentos de medição tem dois objetivos:

  1. Ela verifica a precisão do instrumento;
  2. Ela determina a rastreabilidade da medição.

Na prática, a calibração também inclui o reparo do dispositivo, se ele estiver fora de calibração. Um relatório é fornecido pelo especialista em calibração, que mostra o erro nas medições com o dispositivo de medição antes e depois da calibração.

Tipos de calibração

A calibração de instrumentos pode ser realizada em diferentes tipos de instrumentos, em todos os setores da empresa. Alguns dos tipos de serviços de calibração realizados com mais frequência são:

  • Calibração de pressão;
  • Calibração de temperatura;
  • Calibração de fluxo;
  • Calibração de pipeta;
  • Calibração elétrica;
  • Calibração mecânica.

O processo exato de calibração do equipamento deve variar de acordo com o tipo de instrumento, quão crítico é o seu papel na operação e quais padrões que são seguidos para o propósito de calibração.

O que é validação de equipamentos?

A validação do equipamento estabelece de forma abrangente e documentada que o instrumento está funcionando com precisão.

Um processo de validação oferece evidências de que os componentes que contribuem criticamente para o funcionamento preciso do equipamento atendem consistentemente às especificações e aos atributos operacionais predefinidos.

O processo envolve identificar e quantificar cada elemento que tem relação com o resultado produzido durante as medições analíticas. A validação é uma garantia de que o mau funcionamento interno do equipamento não afetará negativamente a qualidade do resultado.

O processo de validação é guiado pelo protocolo de validação: 

O protocolo de validação é um plano escrito que expressa o método de realização da validação. As principais características consideradas são os parâmetros de teste, os atributos do produto, os equipamento de produção e os estágios decisivos que definem o escopo dos resultados de teste aceitáveis.

Por que preciso da validação de equipamentos?

A validação do equipamento é a marca registrada da garantia. Ela certifica o funcionamento preciso de um instrumento sob a faixa prescrita de ambiente e condições operacionais, ao mesmo tempo em que adere firmemente às especificações operacionais corretas.

Por exemplo, a não conformidade com os requisitos dos órgãos reguladores pode tornar a instrumentação de uma empresa inelegível para uso no setor. Isso pode resultar em perdas significativas para a empresa, reforçando ainda mais a necessidade de validação.

A diferença entre calibração e validação de equipamentos

A calibração de equipamentos lida com a avaliação da precisão dos resultados do equipamento, medindo a variação em relação a um padrão definido. O equipamento é ajustado de acordo com a precisão do seu desempenho em consonância com as normas ou especificações aceitas.

A validação do equipamento é uma garantia documentada de que cada componente do equipamento está em conformidade com as especificações do fabricante. Isso é obtido verificando o desempenho em relação aos padrões de controle rastreáveis. Isso confere absoluta confiança nas medidas analíticas e garante que a precisão, confiabilidade e perfeição do equipamento não sejam comprometidas de nenhuma maneira. No entanto, para manter a precisão de um instrumento em uso, é necessária a sua calibração.

Quer conhecer um caso de sucesso onde a gestão da calibração de equipamentos proporcionou melhorias significativas para a empresa? Leia aqui.

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade